A área de saúde bucal exige atenção e cuidados preventivos. Mas nem sempre dá para “fugir” de uma visitinha ao dentista. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde mantém um quadro qualificado de profissionais e estrutura adequada para atender a população.
Casos simples podem ser resolvidos nas unidades básicas de saúde que possuem tratamento odontológico. Já os quadros mais complexos e bairros que não tenham unidade de saúde com sala para atendimento de saúde bucal, são atendidos pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Pelo CEO, é possível fazer tratamento de canais, cirurgia de siso, prótese dentária, cirurgias gerais, tratamento periodontais (gengivas), parte estética, restaurações, odontopediatria (atendimento especializado de crianças de zero a 12 anos) e atendimento aos portadores de necessidades especiais.
Para atender ao público infantil é preciso ter tempo e paciência. Para isso, a odontopediatra Valchia Gotardo Colombi pratica uma série de técnicas normatizadas pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) para deixar as crianças mais relaxadas e tranquilas durante o atendimento. Todas as crianças só são atendidas acompanhadas pelos pais ou responsáveis, o que dá mais confiança aos pequenos.
Um dos pequenos pacientes da dentista Valchia, é Ruan Carlos Nascimento, de apenas quatro anos. Apesar da apreensão com a consulta, ter o pai por perto fez a diferença para o atendimento da criança. “Toda a equipe nos atende muito bem, a dentista tem paciência e isso ajuda muito no tratamento”, disse Célio Nascimento Santos, pai de Ruan.
Outro trabalho voltado para crianças é a frenectomia, a cirurgia para eliminar a popular “língua presa”. A odontopediatra Valchia explica as vantagens de se realizar esse procedimento com crianças bem novas: “Realizamos essa cirurgia com bebês a partir de seis meses de vida. Quanto mais cedo detectarmos o problema, mais simples é a cirurgia, a criança cresce sem traumas nem constrangimentos e o município economiza com recursos”.
Para ser atendido pelo CEO é preciso ter um encaminhamento da unidade básica de saúde da sua localidade, no caso das especialidades. Se a unidade de saúde do bairro ainda não tiver tratamento odontológico, a pessoa pode procurar diretamente o CEO.
Em média, são atendidos 552 pacientes e realizados mais de 1.470 procedimentos no CEO. Sempre há um profissional disponível na unidade só para os casos de urgência e emergência. São seis consultórios, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário