Publicada em 03/08/2015, às 16h35
Douglas Schneider
Unidade móvel do "Turminha Cozinha Brasil" realizou oficinas com cardápios na Emefti Eunice Pereira Silveira
Comer é o melhor remédio para poder crescer, já diz a famosa cantiga infantil. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emefti) Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, que conta com a disciplina eletiva "Tem criança na cozinha", os alunos não só comem, mas também preparam o próprio alimento.
Os pequenos estão desempenhando tarefa de gente grande e botando a mão na massa. Durante as aulas, recebem orientações teóricas das professoras e nutricionistas convidadas e estudam a Pirâmide Alimentar. As receitas são anotadas em um caderno, em que cada criança escreve aquela experimentada no dia, formando uma coletânea.
Na hora da prática, tudo fica ainda mais interessante. Além de receberem orientações sobre os valores nutricionais, aprendem a maneira correta de preparar cada alimento. Ainda contam com a ajuda de professores de outras disciplinas, das mães e também de voluntárias.
Unidade móvel
Durante a semana passada, a disciplina teve um atrativo a mais. A unidade móvel do "Turminha Cozinha Brasil" esteve na escola para realizar oficinas com cardápios de forma inteligente e sem desperdício, de alto valor nutritivo e baixo custo. A ideia era ensinar a aproveitar todas as partes dos alimentos que geralmente são dispensadas, a exemplo de caule, talos, cascas de folhas e semente.
O programa pertence ao Serviço Social da Indústria (Sesi) e é referência em todo o País, promovendo a orientação para uma alimentação saudável, nutritiva e sustentável por meio de cursos e oficinas rápidas, tudo gratuito, sempre resultando em receitas saborosas e de baixo custo, incluindo o reaproveitamento de sobras de alimentos. O "Turminha Cozinha Brasil" é a versão infantojuvenil do Programa Cozinha Brasil.
Alunos
"Eu sempre gostei de estar na cozinha e vi na eletiva uma oportunidade para aprender a cozinhar. Nas aulas, fizemos suco do Hulk, farofa rica, brigadeiro de banana e suco de abacaxi com tomate. Levei algumas receitas para casa e vou pedir a minha mãe pra gente preparar no jantar. Eu acho até que participar dessa disciplina me ajudou na concentração e passei a me interessar por ler mais", contou Lara Andrade, de 8 anos.
"A disciplina me ajudou bastante a ter mais paciência e concentração. Gosto muito de comer, e aqui eu aprendo a fazer também. Nos ensinou a não desperdiçar e saber como aproveitar mais os alimentos", explicou Filipe de Souza Lopes, de 8 anos.
Informações à imprensa:
Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3225-2473 / 98889-6140 / 98139-7097
Com edição de Matheus Thebaldi
Com colaboração de Maxuel Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário