O município de Itapemirim está comemorando um aumento significativo na qualidade do atendimento na área da saúde, em 2013. Além da quantidade de exames ofertados e de medicamentos disponíveis na Farmácia Básica, os moradores também puderam perceber aumento na quantidade de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Até 2012, Itapemirim contava, apenas, com uma equipe de ESF montada, passando para 10 neste ano.
As equipes de ESF são responsáveis por visitar os moradores que têm dificuldades para procurar atendimento médico nas unidades de saúde do município. A equipe é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista e auxiliar de consultório odontológico, além dos agentes de saúde. Este último é responsável por visitar todas as residências e identificar as pessoas que necessitam de atendimento domiciliar, como acamados e idosos. Até o ano passado, apenas a Unidade de Saúde de Grauna tinha uma equipe de ESF, como explica a diretora da Atenção Primária de Itapemirim, Márcia Araújo.
“Antes, o município de Itapemirim contava com algumas equipes de Pacs (Programa Agentes Comunitários de Saúde), mas apenas uma equipe de ESF, que era a de Grauna. Para a equipe ser considerada ESF é necessário ter um médico e, antes, o município era carente nessa área. Hoje, Itapemirim cumpre o que determina o Ministério da Saúde, disponibilizando uma equipe para cada grupo de 4.000 habitantes. Mas nós não paramos. Certamente, o número de equipes vai aumentar e poderemos oferecer um atendimento ainda melhor”, afirma Márcia.
O secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, explica que foi necessário realizar processo seletivo para contratar médicos e que, hoje, as unidades de saúde contam até com especialistas.
“Fizemos um processo seletivo e conseguimos colocar médicos nas ESF’s de Itaipava, Itaoca, Jardim Paulista I e II, Campo Acima, Garrafão, Luanda e Retiro, aumentando de um para nove ESFs e médico para o Pacs de Itaipava, que em 2014 será transformado em ESF. Agora, nosso município também conta com unidades de saúde de apoio em Frade, Safra e Gomes, todas com médico e atendimento odontológico. Além disso, todas as nossas unidades contam com médicos pediatras e apoio de profissionais como fonoaudiólogo, nutricionista e fisioterapeuta”, conta o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário