Marcos Salles
O trajeto para ciclistas será demarcado com placas e pinturas no asfalto.
Para aumentar a segurança dos ciclistas que utilizam a avenida Adalberto Simão Nader, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) inicia, nesta semana, uma sinalização diferenciadas na via.
O trajeto para ciclistas será demarcado com placas e pinturas no asfalto, organizando as faixas que são compartilhadas por automóveis e bicicletas.
Nas áreas dos semáforos, serão implantados os bike boxes, que são espaços exclusivos para ciclistas delimitados no asfalto à frente da faixa de retenção dos carros.
É a primeira faixa compartilhada de trânsito que recebe esta sinalização na Grande Vitória e é a primeira com osbike boxes em cada cruzamento
Serão dois quilômetros de faixa compartilhada sinalizada em um prazo de 15 dias. A sinalização também vai criar percursos seguros para a ligação com as ciclovias das avenidas Dante Michelini e Fernando Ferrari. Atualmente, cerca de 300 ciclistas por dia circulam na avenida, mas esse número tende a aumentar.
Segurança
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que, onde não existem ciclovias ou ciclofaixas, o ciclista deve pedalar na faixa de rolamento, no mesmo sentido dos carros, próximo à linha de bordo. O CTB também determina que os motoristas resguardem uma distância de um metro e meio na lateral do ciclista.
A sinalização chama a atenção dos motoristas para quem é a prioridade no trânsito: os ciclistas. O secretário municipal de Transportes, Max da Mata, diz que outros pontos da cidade serão contemplados com este tipo de sinalização, como parte da rodovia Serafim Derenzi, a avenida Maruípe e outras.
Com edição de Deyvison Longui
Saiba mais sobre Transportes e Acessibilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário