sexta-feira, 4 de maio de 2018

Em NOVA VENÉCIA Encontro com agricultores familiares vai discutir compra de alimentos na próxima segunda, 07

A Prefeitura de Nova Venécia, em parceria com o SEBRAE, retoma o projeto de inserção dos agricultores familiares nas chamadas públicas da merenda escolar. No próximo dia 7 de maio, às 8h, será realizada a primeira reunião no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Cerimonial D´Venezia) para tratar sobre o assunto.
Na ocasião, haverá palestra com a diretora da Magma Consultoria, Fabrine Schwanz Dias, que atualmente desenvolve projetos com foco no Desenvolvimento Territorial, implementação de políticas públicas e a criação de Ambiente Favorável de Negócios, Sustentabilidade e relacionamento com comunidades.
De acordo com a consultora Fabrine Schwanz, ao longo do projeto serão traçadas estratégias para fomentar a participação dos produtos da Agricultura Familiar nas compras do município, levando em consideração não somente o PNAE, mas trabalhando com alternativas como a utilização do PAA institucional e do recém-instituído vale-feira, benefício dado aos servidores públicos municipais, que contribuirá para promover a circulação de R$60mil a mais recursos na feira do produtor a cada mês, movimentando a economia do município.
Outra ação é a revisão do cardápio servido nas escolas municipais de forma a potencializar a aquisição de produtos da agricultura familiar, e posteriormente, as merendeiras receberão uma capacitação do SENAR com o objetivo de ampliar a utilização dos produtos da região.
A proposta é potencializar as compras da agricultura familiar, bem como, criar alternativas de comercialização da produção, melhorando a qualidade da alimentação escolar e gerando renda para o produtor de Nova Venécia.
A forte seca que ocorreu nos últimos anos prejudicou a produção agrícola e refletiu diretamente na diminuição da participação de produtores nos programas de compras de alimentos. Mas em 2017, os agricultores recuperaram a produção e encerraram o ano entregando 54% dos produtos adquiridos com recursos repassados pelo Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). Diante da nova fase, a ideia é fomentar ainda mais a participação de novos produtores e aumentar esse índice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário