segunda-feira, 19 de março de 2018

Centro de Recria de Bezerras da Veneza apresenta resultados positivos nos primeiros meses

Após começar a receber bezerras dos cooperados, o projeto do Centro de Recria de Bezerras na Faeve II apresenta resultados animadores nos primeiros dois meses de funcionamento.
Ao todo, 20 animais de cooperados estão lotados na fazenda, sendo recriados no sistema de Boitel (espécie de hotel para bezerras). No local é feito o devido acompanhamento técnico e manejo correto.  Além de ficarem nos piquetes, os animais recebem alimentação com concentrado e volumoso.
O tratamento diferenciado tem o objetivo de fazer com que as bezerras tenham ganho de peso dentro do esperado, em torno de 700 a 800 gramas por dia, sendo que esses primeiros animais tiveram um desempenho superior ao esperado, atingindo mais de um quilo de ganho de peso diário. Os resultados estão sendo melhores do que o planejado.
A Faeve II tem capacidade para receber até 150 animais. As bezerras devem chegar com idade a partir de 180 dias de vida. Para ser levado ao Centro de Recria, o animal deve ter boa procedência genética para produção leiteira e passar por uma avaliação de um técnico credenciado da Veneza.
Vantagens
O Programa de Recria de Bezerras oferece uma série de vantagens. “O produtor prioriza espaço em sua propriedade ocupando com animais em lactação para o aumento da produção, diminui a mão de obra, uma vez que não precisa mais fazer a recria no local, além de perceber que no final os custos de fazer a recria por conta própria fica mais oneroso do que levar para o Centro”, diz o vice-presidente da Veneza, Erik Zottele Pagung.
As novilhas, ao entrarem na fase reprodutiva, são cobertas exclusivamente por meio de inseminação artificial, com os gastos relativos ao procedimento de responsabilidade do Centro de Recria. O produtor terá à disposição um estoque de doses de sêmen convencional proveniente de touros das raças holandês, jersey e girolando. Após a prenhês confirmada, a novilha é disponibilizada para o produtor novamente.
Cada animal poderá ficar no máximo 18 meses no Centro de Recria ou até 90 dias após prenhes confirmada. Só poderão participar do projeto cooperados ativos junto à Veneza. Cada produtor pode hospedar no máximo 20 animais no local. O produtor dispõe de três modalidades: a recria por meio de aluguel integral no valor de R$ 135 ao mês, ou no sistema de meia e terça pelo peso do animal.
O interessado deve procurar a Veneza para se cadastrar.

Legenda:
Animais estão tendo média de ganho de peso 1.100 quilos por dia

_________________________________

Enfocco Assessoria de Comunicação

Diego Bastianello Feitosa
(27) 99972 7655


Nenhum comentário:

Postar um comentário