sexta-feira, 21 de abril de 2017

EDP faz soltura de peixes em afluente do Rio Doce, Rio Guandu


A ação, faz parte de projeto de benefício socioeconômico e ambiental da região;

                           Para o primeiro semestre desse ano, cerca de 150 mil filhotes de espécies serão soltos em afluentes do rio Doce

                       Vitória, 20 de abril de 2017 – 75 mil alevinos (filhotes de peixes) serão soltos nessa quinta-feira, 20 de abril, no Rio Guandu, afluente do Rio Doce próximo ao reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) de Mascarenhas, no Espírito Santo. A ação é uma iniciativa da EDP, empresa que atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização e soluções em energia, dando continuidade ao projeto de benefício socioeconômico e ambiental da região. No próximo mês, acontece a segunda etapa da ação e outros 75 mil alevinos serão soltos no rio Santa Maria do Doce.

                         Filhotes de lambari do rabo amarelo (Astyanax bimaculatus), curimba (Prochilodus vimboides) e piau vermelho (Leporinus copelandii) serão entregues à natureza recompondo os estoques de peixes e restabelecendo as populações de espécies nativas da região. Para tanto, a EDP investiu em um estudo minucioso na região sobre alternativas de manejo do reforço pesqueiro, no qual foram propostas algumas ações, dentre elas a realização do procedimento de transposição manual de peixes, o monitoramento trimestral da ictiofauna e a soltura de filhotes de espécies nativas.

              Os animais foram selecionados em função dos resultados obtidos com o monitoramento de peixes realizado na região onde está instalada a UHE Mascarenhas.
                Os peixes foram adquiridos de laboratório especializado em reprodução induzida de animais nativos. Ao longo de dois anos, 125 mil filhotes de peixes estão sendo soltos na região da usina, contribuindo na manutenção do equilíbrio ecológico do local.

                  “Com mais uma soltura, reforçamos nosso comprometimento com o meio ambiente e com as comunidades no entorno de nosso empreendimento hidrelétrico”, ressalta José Cherem Pinto, diretor de Operação e Manutenção da Geração do Grupo EDP.

                  A soltura de peixes nas águas do Rio Guandu acontece a partir das 11 horas e contará com a presença de representantes da comunidade pesqueira e da EDP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário