segunda-feira, 10 de abril de 2017

Arqueólogos ministram palestra para alunos do CMEA Praça Rica, VILA PAVÃO


                  Os alunos do 7º e 8º ano do Centro Municipal de Educação Agroecológica (CMEA) Praça Praça Rica, passaram na última sexta-feira por uma experiência enriquecedora.

                    Eles participaram de uma palestra sobre arqueologia com os arqueólogos Dione Miranda e Paulo Bonfim, viabilizada através de uma parceria entre a escola e empresa Stone Forte Mineração que atua no município de Vila Pavão.
                           A ação segundo o representante do setor de projetos da empresa, Wilkson Ribeiro Rodrigues,   está possibilitando o desenvolvimento de várias ações pedagógicas que além de conscientizar,  envolvem e colocam os alunos em contato com a realidade local.

                A palestra se deu após um trabalho de levantamento e prospecção arqueológica na área do empreendimento dá empresa na zona rural do município.

                O trabalho,  segundo o representante da empresa,   é pioneiro na área de mineração. De acordo com ele, na oportunidade os alunos aprenderam o que é a arqueologia e o que ela estuda? Como é feito o trabalho de campo de um arqueólogo? e como é uma pesquisa arqueológica ?

               Palestrando para os alunos, a arqueóloga Dionne Miranda enfatizou que a arqueologia é a história de um povo que não conheçamos, mas que,  em sua passagem, modificou a região em que viveu e ajudaram a construir a história do lugar. ” A arqueologia nos ensina que a história dos nossos antepassados precisa ser preservada e isso compete a cada um de nós”, disse.

                  A diretora Selma Pagung afirmou que a palestra com os arqueólogos  foi muito enriquecedora. Ela lembrou que desde o ano passado a escola participa do projeto de recuperação de uma área degrada com a empresa Stone Fort, onde os alunos estão vivenciando na prática um reflorestamento com árvores nativas.

                    Após a palestra os alunos e visitaram a área que está sendo reflorestada. Na visita os alunos participaram de uma atividade prática onde aprenderam a reconhecer possíveis sítios arqueológicos.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vila Pavão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário