quarta-feira, 19 de abril de 2017

Anchieta recolhe 16 toneladas de lixo reciclável


                        Recolhimento saltou de 12 para 16 toneladas. Coleta seletiva acontece em todos os bairros da cidade.
                          Durante o mês de março a Prefeitura de Anchieta e a Associação de Catadores da Unidade Primária de Materiais Recicláveis de Anchieta (Unipram) conseguiram recolher 16 toneladas de resíduos sólidos recicláveis. O aumento foi de quatro toneladas em comparação a média mensal dos últimos anos.
                      A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), é responsável pelo recolhimento dos materiais recicláveis nas vias públicas. A destinação de todo material é a Unipram, onde são processados e enviados novamente às indústrias, através de comercialização.
                   Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Jéssica Martins, o aumento na coleta seletiva representa um ganho econômico e social para o município. “Com isso, diminuímos o envio de resíduos para o aterro sanitário, gerando uma economia para os cofres da cidade. Também, representa em uma maior participação e conscientização por parte da população, que se preocupa em selecionar o lixo residencial e comercial e contribuir com o meio ambiente”, disse.
                     Segundo a presidente da Unipran, Eunice Cabral Fagundes, o aumento na coleta seletiva beneficia o meio ambiente as famílias de catadores que estão associadas à Unipram. “É um ganho para todos nós. Recebemos esse aumento na coleta com muita alegria”, disse.
                       Conforme informações da Semam, a coleta seletiva esteve paralisada por cerca de 20 dias, entre dezembro e início de janeiro, por falta de pagamento, na gestão anterior, do convênio que a Prefeitura mantém com unidade de triagem de resíduos sólidos secos recicláveis, operada pela Unipram, localizada no bairro Nova Esperança.
                 “Um dos primeiros desafios da nova gestão foi colocar em dia a situação da entidade, efetuar o pagamento do convênio e regularizar os serviços de coleta seletiva. A Unipram tem um importante papel na logística de destinação dos resíduos secos recicláveis”, destaca a secretária.
                 Coleta em todos os bairros
               A coleta seletiva no município acontece de segunda a sexta, conforme um cronograma. Segundo informações da Seman, em breve será implantada a coleta seletiva nas escolas e prédios públicos.
                As famílias devem separa o lixo seco dos demais, embalar e aguardar a coleta ou entregar em um dos 30 pontos de entrega voluntária, espalhados pela cidade.

RESIDENCIAL | 8h às 12h
2ª feira- Iriri, Novo Horizonte, Praia do Coqueiro, Inhaúma e Santa Helena.
3ª feira- Benevente, Nova Jerusalém, Nova Esperança, Morro da Penha e Martins.
4ª feira- Porto de Cima, Centro, São Pedro, Alvorada e Justiça I.
5ª feira- Justiça II, Vila Samarco, Portal de Anchieta, Cantagalo, Ponta dos Castelhanos, Planalto e Nova Anchieta.
6ª feira- Praia dos Castelhanos, Guanabara, Parati, Ubu, Recanto do Sol e Mãe-Bá.


COMERCIAL | 13h às 18h
Todos os dias em todos os bairros.

Lixo seco é aquele que pode ser reciclado, como: papelão; PET (garrafas de refrigerantes, água mineral); plástico (sacolas, embalagens de material de limpeza, utensílios e talheres de plástico, copinhos de iogurte ou coalhada), entre outros.



Dirceu Cetto
Fotos: Renan Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário