sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Visitas ao Santuário Nacional de Anchieta duplicam neste verão

                       A quantidade de visitantes no Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta, duplicou neste verão, segundo a administração do local. Em média, cerca de 400 pessoas passam por lá todos os dias, a fim de visitar o museu, a cela do Santo e pedir graças na igreja Nossa Senhora da Assunção.
              O museu do Santuário, que está funcionando em horário especial nestas férias, das 8h às 18h, compõe o conjunto arquitetônico formado pela Igreja de Nossa Senhora da Assunção e Cela (quarto do “Apóstolo do Brasil”).
              Ontem (10) um grupo de 25 pessoas de Curitiba (PR), no Sul do país, esteve visitando o espaço. Conforme a analista comercial Adriana Rodrigues, o Santuário é um local bem cuidado e deve ser preservado. “Gostei muito da visita, foi minha primeira vez. Achei tudo bem cuidado e considero a preservação importante para a história de nosso país”, disse.
            A aposentada curitibana Osires Adadi, também elogiou o local. “Tudo muito lindo e preservado. Vim pedir graças a São José de Anchieta, santo de devoção da minha família”, contou.
         De acordo com o reitor do Santuário, padre César Augusto, o número de visitantes e devotos vem crescendo a cada mês. “Têm dias que o pátio fica lotado de ônibus e o Santuário cheio de visitantes, além de devotos, pedindo graças ao co-padroeiro do Brasil, São José de Anchieta”, conta. O padre jesuíta disse ainda que o número de participantes nas missas também aumentou consideravelmente.
               Conforme o secretário municipal de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, o Santuário Nacional de Anchieta é uma riqueza cultural e de fé para o povo capixaba e para o Brasil. “Aqui, além da história do nosso país, é um espaço de fé, que devemos nos orgulhar, pois no Brasil existem apenas dois santuários, e Anchieta sedia um deles”, disse.
           
O Museu Nacional Padre José de Anchieta, constitui também um precioso patrimônio histórico capixaba. Ali podem ser vistos móveis antigos que pertenceram ao padre Anchieta, peças arqueológicas, roupas, a cela do padre e a relíquia de um de seus ossos e inúmeros outros grandes objetos de valor religioso. A visita custa R$ 5,00 e é acompanhada por dois condutores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário