segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Saúde: manhã de prevenção e caminhada em Alfredo Chaves

As Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Alfredo Chaves estão desde o início do mês engajadas na campanha Outubro Rosa. São várias atividades de prevenção desde palestras nas escolas, nos grupos de Hiperdia, passeatas de mobilização nos bairros e comunidades rurais e consultas educativas.  

Nesta segunda-feira, 17, por exemplo, aconteceu uma ação com  palestras, aferição de pressão arterial, teste de glicose, caminhadas e depoimentos na Escola Municipal Felipe Módolo, em Matilde, interior do município. A palestra sobre o câncer de mama e de colo de útero, foi ministrada pela médica de clínico geral, Aline Castelan. 

Nesta terça, 18, a programação especial de prevenção continua na Estratégia de Saúde da Família de Vila Nova de Maravilha.  Lá irá acontecer uma palestra para as mulheres, coleta de exames citopatológicos e pedidos de mamografia. 

No dia 20 a ESF de Iriritimirim também irá realizar um mutirão de exames citopatológico durante todo o dia. Poderão ser atendidas moradoras das comunidades de Carolina, Matilde, São Roque, Iriritimirim, Duas Pontes, São Martinho, Ribeirão de Santo Antônio e Vila Nova do Ribeirão. 

E no dia 21 de outubro é a vez  do ‘Dia D’ da campanha, com uma mobilização na Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Parque Residencial Alfredo Chaves, na sede municipal. A programação começa às 8h com alongamento e café da manhã na unidade. Em seguida todos irão participar de uma caminhada com destino a praça Colombo Guardia, no centro da cidade, onde haverá uma palestra sobre câncer de mama, ministrada por um médico clínico geral e uma enfermeira. 

Conforme uma das enfermeiras do ESF da sede, Cintia Lepaus, o tema será discutido durante todo o mês nas reuniões dos grupos de hipertensos e diabéticos (Hiperdia).  Durante a campanha haverá também coleta de exames preventivos no horário noturno. O agendamento poderá ser feito com o agente de Saúde do bairro ou da comunidade.

"Acredito no Outubro Rosa porque de uma maneira persistente, mobiliza a comunidade e tem o objetivo despertar todos em especial as mulheres para a importância da saúde preventiva e, até mesmo, a necessidade de romper barreiras e conhecer melhor o próprio corpo”, destacou a secretária municipal de Saúde, Gabrielle Melo.

Dados
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se 1.010 casos novos de câncer de mama no Espírito Santo em 2016. Ainda segundo o Inca, o câncer de mama é o tipo que possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo. No Estado, foram registrados 145 óbitos pela doença no primeiro semestre deste ano. Em 2015, o câncer de mama foi responsável por 271 óbitos no Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário