terça-feira, 18 de outubro de 2016

Parceria para combater o câncer de mama Sicoob ES e Afecc realizam Projeto Querer Bem em todo o Estado

18/10/16
No próximo dia 5 será realizada, em Vila Velha, a última etapa deste ano do Projeto Querer Bem, desenvolvido pelo Sicoob ES em parceria com a Afecc (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer). Com a promoção de ações de combate ao câncer de mama em 32 municípios capixabas, a iniciativa busca promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar 58 mil casos da doença até o fim deste ano. Para alertar sobre o assunto, o Sicoob ES e a Afecc realizam palestras gratuitas para moradores de várias localidades. Em 2016, o Querer Bem já passou por Fundão, Vila Valério e Aracruz.
Mamografias
Desde 2011, mais de 2600 mulheres participaram das palestras de orientação e cerca de 900 mamografias foram realizadas. Isto porque, durante as reuniões, são selecionadas algumas participantes e, depois, encaminhadas para fazer exames gratuitos no Centro de Diagnóstico do Hospital Santa Rita, em Vitória. 
Alguns fatores serão levados em conta para seleção, como idade, histórico familiar e realização anterior de mamografia. A cooperativa arca com a estrutura para a palestra e com todas as despesas da consulta e dos exames, incluindo o transporte e a alimentação dos participantes. Quando alguma paciente é diagnosticada com câncer, é encaminhada pela Afecc para tratamento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 
Para o presidente do Sicoob Espírito Santo, Bento Venturim, o projeto contribui para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer. “Segundo os médicos, na maioria dos casos, a doença pode ser superada se for detectada no início. Toda mulher precisa realizar os exames de rotina”, ressalta.
Prevenir
Na região Sul do Estado, uma ação semelhante é desenvolvida pelo Sicoob Sul, que tem sede em Cachoeiro de Itapemirim. Para conscientizar a população a respeito da importância da realização da mamografia e da adoção de hábitos de vida saudáveis, o Projeto Prevenir dá acesso gratuito a palestras educativas sobre o tema, além de mamografia e consultas médicas para pessoas com maior risco de desenvolver a doença.
De acordo com o presidente do Sicoob Sul, Rubens Moreira, o objetivo da cooperativa é apoiar o combate à doença e conscientizar as pessoas para que se previnam. “A descoberta precoce do câncer de mama é fundamental para o sucesso do tratamento. Nós queremos contribuir para que cada vez mais capixabas tenham acesso aos métodos de prevenção”, explica.
Ações sociais
O Sicoob Sul-Serrano também participa do Programa Prevenir, atendendo mulheres na região de Venda Nova do Imigrante e adjacências. Somente no ano passado, foram realizados 689 mamografia, principalmente para mulheres não atendidas pelo SUS devido a faixa etária ou mesmo por extrapolação da cota oferecida pelo governo. Os exames foram oferecidos e realizados gratuitamente através de parcerias do Sicoob Sul-Serrano com clínicas e laboratórios locais.
Além disso, a cooperativa promoveu ações sociais, como cortes de cabelo, aferição da pressão arterial, teste de glicose, orientação nutricional, exercícios de pilates e manicure. Os municípios atendidos foram Afonso Cláudio, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna e Venda Nova do Imigrante.
“A participação do Sicoob Sul-Serrano em atividades que promovem a saúde e o bem estar das mulheres, sobretudo na conscientização pela luta contra o câncer que mais mata brasileiras atualmente, reafirmam o nosso compromisso com a responsabilidade social e com a proximidade com as pessoas”, destaca Cleto Venturim, presidente da cooperativa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário