segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O valor da Escola Família Agrícola (EFA) para o estudante Gustavo Massini de Mimoso do Sul

Em tempo:
Gustavo Massini é aluno do segundo ano técnico em agropecuária da EFA de Monte Belo, Mimoso do Sul e é meu amigo no Facebook.
Em conversa via internet pedi que escrevesse o que representa para ele a EFA daí surgiu o texto que segue:

A Escola Família Agrícola tem uma metodologia de ensino diferente da escola convencional, ou seja esse tipo de ensino diferenciado para minha pessoa ajudou muito no meu processo de desenvolvimento humano e profissional.
Sinto-me muito amigo dos meu professores, uma união de família mesmo. A Escola Família faz pessoas críticas diante dos acontecimentos políticos, sociais, etc. Como disse anteriormente, trata muito a questão humana do aluno, relação de amizade, fraternidade, humildade...
Na Pedagogia da Alternância o aluno estuda uma semana na escola e na outra poder colocar em pratica na propriedade. Assim o aluno pode ajudar a família nas atividades, pois todos os alunos e alunas da Escola Família são filhos e filhas de agricultores.
Na escola trabalha-se sério a questão ambiental, juntamente com questão uso zero de agrotóxicos. Objetivo é produzir alimentos orgânicos, a fim de minimizar os impactos ambientais, por isso que a escola desenvolve muito o trabalho sustentável.
Só tenho que falar que a escola é ativa na minha vida, atua na minha formação como profissional, socialista, crítico, e sempre buscar o melhor para a sociedade.


Um comentário:

  1. Que depoimento sincero, tocante...fico muito feliz em fazer parte desta história. Gustavo é um estudante de muitas qualidades: sincero, reflexivo, determinado na busca pela realização de seus sonhos, curioso, inteligente, sempre de bom humor, tranquilo e sereno. Um jovem que sabe onde quer chegar. Estes saberes e fazeres fazem parte de sua história, já trouxe consigo, apenas vamos cumprindo nosso papel em lapidar boas almas. E nessa construção nos refazemos enquanto professores , enquanto pessoas, em uma relação dialógica, reflexiva e de transformação mútua.

    ResponderExcluir