quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Inovação no dia a dia é tema de palestra em Guarapari


A convite do Sicoob ES, Felipe Scherer vai falar sobre as novas tendências do mercado
19/10/16
Inovação é o tema da palestra que o consultor empresarial Felipe Scherer vai fazer para os funcionários e dirigentes do Sicoob ES, em evento de integração que será realizado no próximo fim de semana, no Sesc de Guarapari. Scherer abordará as maneiras de se praticar este processo no dia a dia, além de discutir a importância da cooperação para melhorar os resultados.

O palestrante também vai falar sobre as formas de continuar crescendo por meio da aplicação de novas ideias, da motivação e da antecipação à concorrência. Para ele, a inovação é uma ferramenta vital para a sobrevivência do negócio. Felipe Scherer é sócio-fundador da empresa Innoscience Consultoria, colunista da revista Exame e autor dos best-selleres “Gestão da Inovação na Prática”          e “Práticas dos inovadores”,.
Integração
Com a perspectiva de incentivar seus empregados, o Sicoob Espírito Santo promove, neste sábado (22) e domingo (23), o 18º Encontro de Dirigentes e Funcionários. O evento tem em sua essência motivar a equipe que, notadamente, leva as boas experiências para o ambiente profissional.
Cerca de 1100 funcionários devem participar das atividades. Além de palestras, o encontro terá programação social, com atividades culturais e recreativas. Neste ano, o tema do evento é “Faça parte de algo maior”.
“O convite para fazer parte reflete o posicionamento da instituição de valorizar cada colaborador, em sintonia com os valores do modelo de compartilhamento, que vem ganhando força no Brasil e no mundo e que traduzem o princípio base do cooperativismo”, ressalta Sandra Kwak, superintendente do Sicoob ES.

Confira a entrevista com o palestrante Felipe Scherer:

1 - O que é inovar e qual a importância dessa ação?
Inovar significa transformar novas ideias em resultados para uma organização. Diversos fatores mobilizam uma organização para inovar, especialmente os clientes, os desafios internos (como qualidade, produtividade e custos) e a evolução tecnológica, que gera novas oportunidades para crescer.

2 - Como a inovação contribui para o crescimento do negócio e para a potencialização da atividade realizada?
A inovação é uma ferramenta importante para garantir a sobrevivência e o crescimento dos negócios. Existem diferentes tipos de inovação, mas em relação a produtos e serviços, têm mais valor aqueles que oferecem alguma novidade. Do ponto de vista da operação, pensar diferente e realizar mudanças vão impactar a produtividade, o custo e a qualidade dos processos, permitindo que a empresa também busque aproveitar novas oportunidades.

3 - A situação atual do mercado é favorável à adoção de novas práticas nas empresas, mesmo sem garantia de retorno?
Inovar sempre traz consigo o risco e a incerteza do resultado final dos projetos. Historicamente, nos momentos de crise, ocorrem transformações e modificações importantes nos mercados, destacando-se organizações que conseguem se reinventar e gerar novidades alinhadas com a necessidade dos consumidores, sem esquecer a otimização de suas operações.

4 - O que os funcionários do Sicoob ES podem absorver na palestra? Que assuntos serão abordados?
Apresentarei a inovação como um processo que pode ser praticado no dia a dia dos colaboradores. Além disso, irei abordar a importância da cooperação para obter melhores resultados. Trarei um foco bastante direto para estimular que todos se envolvam com o tema.

5 - Existe segredo para uma boa gestão?
Para que a inovação ocorra nas empresas é preciso um apoio forte e irrestrito ao tema pela liderança. Esse suporte é importante para mobilizar os colaboradores e criar uma cultura pró-inovação. É preciso incentivar os colaboradores para sempre questionarem o status atual, entenderem os consumidores e, assim, garantir a execução dos projetos inovadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário