sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Início do Horário de Verão: EDP orienta sobre uso consciente da energia

O aproveitamento da luz natural, a redução do tempo de banho e o uso correto do ar-condicionado são algumas das ações que evitam o desperdício
Vitória, 13 de outubro 2016 – Diminuir a demanda de energia no horário do pico de consumo no sistema elétrico brasileiro é a principal função do horário de verão, que começa neste domingo (16) e se estende até 19 de fevereiro do ano que vem. Para potencializar esse objetivo, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, dá dicas sobre o consumo consciente.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no último horário de verão (2015/2016), houve a redução de 4,5% da demanda de energia no Brasil, o que representou uma economia de R$ 162 milhões para o País, já que não foi preciso acionar energia extra de usinas termelétricas de maior custo para garantir o abastecimento nos horários de pico.
O período de maior consumo de energia se dá quando as famílias chegam em casa, entre 18h e 21h. Isso porque, ao entrarem em suas residências, possuem o hábito de acender luzes e ligar os eletrodomésticos, como TV e máquina de lavar. Além disso, no mesmo momento, entra em operação a iluminação pública das ruas.
“O horário de verão serve para minimizar essa concentração de carga no horário de ponta, já que os dias se tornam mais longos e a iluminação pública e das residências começa a funcionar um pouco mais tarde, ” explica Lino Pedroni, gestor executivo da EDP.
Além da redução da demanda, o período é propício para mudança de hábitos que trazem economia na conta de luz. Para isso, a EDP orienta seus clientes com dicas simples que podem fazer uma grande diferença na fatura do fim do mês.
Iluminação
     Durante o horário de verão o dia tem mais tempo de iluminação solar. Por isso, abra as cortinas e utilize menos as lâmpadas.
     A pintura das paredes e do teto dos cômodos influencia a iluminação do ambiente. O ideal é utilizar cores claras na pintura, aproveitando o reflexo das lâmpadas.
Chuveiro
     Sempre que possível, use o chuveiro na posição "verão" – a economia de energia nesse modo pode chegar a 30%.
     Limite seu tempo de banho. O ideal é que dure de cinco a oito minutos.
     Não tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento no consumo de energia elétrica.
Refrigerador ou freezer
     O aparelho deve ser protegido dos raios solares e mantido o mais afastado possível do calor do fogão.
     Os alimentos, quando quentes, não devem ser guardados no refrigerador ou no freezer. Isso faz com que o motor do equipamento tenha de trabalhar por mais horas.
     A borracha de vedação da porta deve estar sempre em bom estado, evitando a fuga de ar frio.
     Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas. Mantenha-o distante da parede, conforme instruções do manual (em média, 20 centímetros).
     Caso o equipamento tenha mais de dez anos, comece a pensar na possibilidade de substituí-lo. Na hora da compra verifique a existência do selo Procel, que garante economia e eficiência energética.
Ar-condicionado
     Utilize o equipamento somente em ambientes fechados. Janelas e portas devem estar bem vedadas.
     Na hora da compra, avalie a potência do equipamento de acordo com o tamanho do ambiente que será refrigerado.
     Mantenha sempre limpo o filtro do ar-condicionado para que não haja necessidade de esforço extra do equipamento.

Vale lembrar que manter a rede elétrica interna em bom estado e equilibrada é essencial para evitar fuga de corrente e desgaste na fiação elétrica. A compatibilidade de voltagem dos equipamentos com o sistema elétrico da residência também garante que não haja danos ou aumento excessivo da conta de luz. É importante que o consumidor esteja atento à voltagem que chega nas tomadas de sua casa.

No site da EDP, www.edp.com.br, é possível encontrar mais dicas de economia de energia, além de uma tabela com o consumo dos principais aparelhos domésticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário