100% das unidades disponibilizam o exames para recém-nascidos
Simone Delevedove
As Unidades de Atenção Primária à Saúde e as Unidades Regionais de Saúde do município, disponibilizam o teste do olhinho para bebês récem-nascidos em todas unidades. As mães devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar o exame.
Divulgação/ PMS
O exame consiste na emissão del uz na intensidade adequada sobre a pupila
O exame consiste na emissão del uz na intensidade adequada sobre a pupila
O Teste do Reflexo Vermelho (TRV) ou “teste o olhinho” tem por objetivo prevenir doenças como a Catarata Congênita e o Retinoblastoma. Diversas outras doenças também podem ser triadas por aplicação do TRV como Retinopatia, doença de Coats, deslocamento de retina e homorragia vítrea.
De acordo com a Referência Técnica do Programa de Atenção à Saúde da Criança e médica pediatra da rede municipal, Swedemar Furtado, “o TRV é um exame extremamente rápido e de fácil realização, mas previne doenças que podem levar a cegueira”.
O TRV consiste na emissão de luz de intensidade adequada sobre a pupila através de um oftalmoscópio, nos olhos do recém-nascido, sem a necessidade do uso de colírios. O reflexo vermelho normal significa que as principais estruturas interna do olho (córnea, íris, pupila, cristalino, retina) estão transparentes, permitindo que a retina seja atingida de forma normal.
Se o bebê tiver alguma anomalia, a luz não chega a retina e o reflexo luminoso sofre alteração na sua coloração. Nesse caso os bebês são encaminhados para o detalhamento do problema de maneira mais adequada e com especialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário