Criado em 2001 e regulamentado pelo Decreto 6.135 de 26 de Junho de 2007, o Cadastro Único foi o tema abordado no Seminário Municipal Intersetorial do Programa Bolsa Família, realizado na sexta-feira (14), no auditório do Cras de Itapemirim. O objetivo foi mostrar aos técnicos municipais, a necessidade de uma boa gestão do Bolsa Família e de outros programas sociais.
O Cadastro Único é uma base nacional de dados, que identifica as características sociais econômicas das famílias de baixa renda. Ele pode ser utilizado para selecionar beneficiários do programa Bolsa Família e de outros programas sociais, bem como para integrar diferentes programas voltados ao atendimento desse público.
Na ocasião, os técnicos foram orientados sobre a gestão do CadÚnico, visto que é importante a atualização dos dados dos beneficiários no sistema, para que não ocorra irregularidades. “O beneficiário tem o prazo máximo de dois anos para atualizar seus dados no Cadastro Único, caso contrário, perderá a participação no Bolsa Família e nos demais programas sociais”, explica a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Maria Helena Escovedo.
Durante o seminário, que contou com a presença dos coordenadores estaduais do Bolsa Família, os técnicos municipais tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas a respeito das atividades desenvolvidas pelo setor.

Nenhum comentário:
Postar um comentário