A Prefeitura, iniciou por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Semder) a limpeza das caixas secas existentes no município, que ficaram extremamente danificadas com as chuvas de dezembro.
De acordo com informações do secretário, Ricardo Pretti, “a maioria foi danificada. No momento a maior preocupação é que as caixas sejam limpas o mais rápido possível para que quando as chuvas chegarem elas possam captar a água para ser distribuída pelo solo nas propriedades”.
Ele disse que as retroescavadeiras e as caçambas não estão parando de trabalhar desde que a enchente acabou, em dezembro, retirando a terra para que elas fiquem prontas. “Não queremos perder tempo porque não está chovendo, mas quando começar as propriedades vão precisar da água”, explicou.
As caixas secas começaram a ser construídas em 2008, e hoje são um total de 7 mil nas propriedades rurais de todo o município. Foram construídas em parceria entre a Prefeitura e os produtores, para absorver e armazenar a água da chuva, que depois é distribuída naturalmente pelo solo, e atingindo os lençóis freáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário