O ano de 2014 está iniciando com ótimas notícias para Educação de Itapemirim. Dez cursos, entre graduação e pós-graduação já foram confirmados pelas 02 Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Espírito Santo (Ufes e Ifes) e serão ofertados no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), instalado no município.
O anúncio foi feito na semana passada, durante a solenidade de abertura das atividades de 2014, realizada no auditório da UAB de Itapemirim.“Quando participo de momentos, como esse, fico com muita vontade de voltar a estudar. Lembro-me de quando todos tinham que sair do município para concluir o ensino superior. Espero que muitos aproveitem essa oportunidade de adquirir conhecimentos sem precisar ir à outra cidade”, disse o prefeito municipal, Dr. Luciano de Paiva, enquanto participava da apresentação dos novos cursos.
Também marcaram presença no evento, todos os servidores e tutores do Polo e a gerente de políticas pedagógicas, Patrícia Monteiro, representando a Secretaria Municipal de Educação.
Ainda para o primeiro semestre de 2014 a Ufes oferecerá os cursos de graduação em Artes Visuais, Biologia, Filosofia, História, Pedagogia e Química. Para os interessados em Especialização Lato Sensu, também neste semestre, serão abertas turmas para os cursos de Ensino de Matemática no Ensino Médio e Filosofia e Psicanálise.
As turmas de pós-graduação oferecidas pelo Ifes terão início no segundo semestre de 2014. As vagas são para os cursos de Educação Profissional e Tecnológica e Informática na Educação.
Segundo a Coordenadora do Polo, Silvana Sales, para participar dos cursos de graduação é necessária a aprovação em vestibular, já as especializações exigem apenas o currículo para avaliação. “Estamos aguardando a divulgação dos editais, que são de inteira responsabilidade da Ufes e do Ifes. A procura tem sido grande e já estamos nos organizando para atender as novas demandas, que inclui a ampliação do prédio e parceria com o Governo do Estado para utilização do laboratório de ciências da EEEFM “Washington Pinheiro Meirelles”, conta.
Silvana esclarece ainda, que de acordo com a legislação em vigor, não é possível acumular matrícula em cursos de graduação de instituições federais. Já no caso de graduação e pós-graduação, é permitido. As graduações estão previstas para conclusão em 04 anos e as pós-graduações em até 02 anos. Em ambos os casos, faz-se necessário cumprir uma carga horária semanal presencial no Polo, a critério do projeto pedagógico de cada Curso. “A modalidade é a distância, mas isso não significa que o aluno não precisará estudar como um aluno de Curso regular. Existem atividades a serem cumpridas no ambiente virtual de aprendizagem da instituição ofertante do curso, além de estágios, práticas de laboratório e atividades curriculares complementares. “Quem não tiver acesso a internet em casa, pode vir até o Polo, que dispõe de infraestrutura para esse atendimento”, completa Silvana.
Além destes cursos, o Polo ainda aguarda a confirmação da pós-graduação em Educação e Direitos Humanos e Educação do Campo, em parceria com a SECADI/MEC, já em negociação com a Ufes.
Confira os cursos e vagas
UFES (2014/1)
Artes Visuais – Licenciatura – 30 vagas (Aguardando Edital)
Biologia – Licenciatura – 30 vagas (Aguardando Edital)
Filosofia – Licenciatura – 30 vagas (Aguardando Edital)
História – Licenciatura – 30 vagas (Aguardando Edital)
Química – Licenciatura – 30 vagas (Aguardando Edital)
Pedagogia – Licenciatura – 25 vagas (Aguardando Edital)
Ensino de Matemática no Ensino Médio – Especialização – 30 vagas (Aguardando Edital)
Filosofia e Psicanálise – Especialização – 20 vagas (Aguardando Edital)
IFES (2014/2):
Educação Profissional e Tecnológica – Especialização – 30 vagas (Edital de Tutor Aberto)
Informática na Educação – Especialização – 30 vagas (Aguardando Edital)
UFES (2014/2)
Educação e Direitos Humanos - Especialização - 50 vagas (Aguardando confirmação)
Educação do Campo - Especialização - 25 vagas (Aguardando confirmação)

Nenhum comentário:
Postar um comentário