quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Grupo de trabalho vai discutir ações para o bem-estar dos animais em Vitória

Yuri Barichivich

Lei dos Animais é assinada
Prefeito recebeu representantes de entidades ligadas à proteção dos animais em seu gabinete
Yuri Barichivich
Lei dos Animais é assinada
Prefeito assina o decreto que prevê ações para a preservação da integridade física e psicológica dos animais domésticos
A cidade de Vitória passa a contar com um grupo de trabalho permanente para tratar da saúde animal. Trata-se do Projeto de Saúde e Bem-Estar Animal, instituído através de um decreto assinado nesta quinta-feira (13) pelo prefeito Luciano Rezende e que será publicado nos Atos Oficiais nesta sexta (14).
Composto de forma multidisciplinar, o grupo será responsável por colocar projeto em prática, pautando suas ações e decisões em alguns princípios específicos, como a preservação da integridade física e psicológica dos animais domésticos e a educação humanitária e conscientização da guarda responsável, entre outros aspectos. Em parágrafo único, o documento define animais domésticos como todo animal que dependa dos cuidados do homem para a sua sobrevivência.
O projeto prevê que as ações de castração de animais serão ampliadas. No ano passado, 950 foram castrados e, este ano, a previsão é de que 3 mil animais passem por esse procedimento.
"Esse é um compromisso de campanha com a cidade de Vitória e cria o conceito de uma cidade solidária e humanizada, que cuida dos animais domésticos, ou seja, todos aqueles que dependem do homem para a sua sobrevivência", explicou o prefeito Luciano Rezende. E completou: "Essa nova política animal vai dar uma conotação de respeito, solidariedade e de sensibilidade ao governo. Com o aumento no número de castrações, a cidade passa a ter um controle maior da população animal, que é de aproximadamente 30 mil", disse.
O projeto vai funcionar no espaço onde funcionava o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Ilha de Santa Maria, que agora está desativado.

Consciência

"É mais um passo dado pela nova política que começamos a construir no município, e o respeito aos animais reflete justamente o desenvolvimento e a consciência humanitária da nossa sociedade", afirma a secretária municipal de Gestão Estratégica, Lenise Loureiro.
É a Seges quem ficará a cargo de coordenar o grupo de trabalho. A nomeação dos integrantes vai ocorrer por meio de portaria, em um prazo de 90 dias. Haverá dois representantes da Prefeitura de Vitória, dois da Câmara de Vereadores, dois integrantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária e também dois representantes da sociedade civil.
Entre as atribuições do grupo, está a regulamentação das leis municipais acerca do tema, a elaboração de metodologia para aplicação de diagnóstico da população de cães e gatos e também o fortalecimento do sistema de poder de polícia municipal, relativo a maus-tratos e abandono, entre outras.
O secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata, autor da lei quando ainda era vereador da Câmara Municipal de Vitória, explicou o que o motivou a elaborar a proposta. "Naquela época, o cenário era muito ruim, alguns desses animais, principalmente os equinos, eram muito maltratados e viviam em condições degradantes".
Divulgação Semus
Casa de cães
Local onde funcionava o Caps da Ilha de Santa Maria vai receber as instalações do projeto
Samira Gasparini
Cão sentado na rua
Projeto prevê o aumento das ações de castração de animais domésticos
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Alan Rodrigues Costa (akrcosta@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6129 / 98889-5572

Nenhum comentário:

Postar um comentário