sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Autorizada construção de Escola Técnica em Viana


Texto: Andressa Rocon / Foto: Siumara Gonçalves
07/02/2014 - 12:00 h

Viana será o primeiro município da Grande Vitória a contar com a construção de uma Escola Técnica da Rede Estadual de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – REDTEC, em parceria com o Governo Federal e Estadual. Em solenidade, na noite desta quinta-feira (06), o governador Renato Casagrande e o prefeito Gilson Daniel, assinaram a ordem de serviço que autoriza o início das obras.  O município foi também contemplado com uma Unidade Móvel da Aderes e cerca de 300 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foram certificados. O evento foi realizado no Centro de Aperfeiçoamento de Líder Rural (Calir), em Vila Bethânia.

O prefeito Gilson Daniel frisou que a vinda da escola técnica agrega valor ao escolatecnica4.JPGdesenvolvimento do município. “Essa agenda de hoje é uma das mais importante da história desta cidade. Neste local serão construídos vários sonhos e local que será, também, o que vai proporcionar oportunidades para todos os jovens de Viana. Quero agradecer ao governador Renato Casagrande pela parceria com nosso município e por essa Escola Técnica Estadual”, afirmou.

Durante a solenidade, o governador Renato Casagrande enfatizou que o município vive um de seus melhores momentos. “Viana está passando por um momento muito importante em sua fase de desenvolvimento. Os investimentos que estamos escolatecnica7.JPGaplicando aqui em infraestrutura são enormes. E a vinda desta escola técnica será fundamental para alavancar ainda mais o desenvolvimento desta cidade”, destacou Renato Casagrande.

A deputada federal Rose de Freitas, também demonstrou sua felicidade pela conquista do município. “Viana será a melhor cidade para se viver na região metropolitana do Estado. É a cidade mais revolucionária até o momento e isso se deve também ao gestor que a comanda, com sua garra, determinação,e vontade de trabalhar. Viana vai muito mais além”, disse.

Estiveram presentes no evento o Secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), Jadir José Pela, Secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, o presidente da Aderes, Pedro Rigo, deputados estaduais, secretários municipais, vereadores e alunos do Pronatec.

Escola Técnica


escolatecnica2.JPGSerão 12 salas de aula, seis laboratórios básicos e dois laboratórios maiores, auditório, biblioteca, refeitório, área de vivência, quadra poliesportiva coberta e infraestrutura administrativa. O terreno possui 5.577m². O recurso para a construção é de responsabilidade federal, o custeio, ou seja, a manutenção e pessoal são de responsabilidade estadual por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho.

Já o município ficou por conta do espaço para receber a unidade de ensino.  A escola será construída por meio de convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) junto ao Programa Brasil Profissionalizado, do Governo Federal.

Pronatec

escolatecnica3.JPGNa oportunidade, cerca de 300 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foram certificados. Os alunos se qualificaram em 16 cursos diferentes ao longo de uma carga horária de 160 horas a 200 horas e por meio de uma parceria entre o Governo Federal, Sistema S (Sest/Senat – Senai – Senac – Senar) e a Prefeitura de Viana.

Os alunos foram certificados nos cursos de: Almoxarife, Costureira Industrial do Vestuário, Recursos Humanos, Maquiador, Depilador, Salgadeiro, Auxiliar Administrativo, Operador Escavadeira Hidráulica, Operador de Escavadeira Hi
escolatecnica6.JPGdráulica, Operador de Empilhadeira, Eletricista Instalador Predial, Operador de Guindar, Libras Básico, Recepcionista, Auxiliar Financeiro e Auxiliar de Cozinha. 

Sandra Teixeira Lucindo foi certificada em Auxiliar Administrativo e já se inscreveu para fazer o curso de Libras. “Foram só dois meses mas foi um período de muito aprendizado e já me animei para fazer outro curso. Estou terminando a faculdade de Biologia e a Libras vai me ajudar muito. Além disso, buscar a qualificação é sempre bom”, contou a aluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário