terça-feira, 24 de setembro de 2013

Uma 'Vida Saudável' é o que querem os alunos da EMEF Constantino - VIANA

Texto: Claudete Rodrigues / Foto: Claudete Rodrigues23/09/2013 - 16:47 h

Os estudantes do 7º, 8º e 9º anos e do Programa Mais Educação da Escola de Ensino Fundamental Constantino José Vieira participaram na última sexta-feira (23), do Projeto Vida Saudável. A atividade foi desenvolvida pela professora de Educação Física e idealizadora do projeto Flaviane Lopes Salles e contou com o apoio da educadora de Português/Inglês Laurinda Syring e com a parceria da Secretaria de Saúde.  O objetivo do evento, que envolveu em torno de 450 alunos, é mudar os hábitos alimentares dos adolescentes e combater o sedentarismo por meio de práticas esportivas diferenciadas como rapel, arvorismo e escalada.
De acordo com a professora de Educação Física e idealizadora do projeto, Flaviane Lopes Salles, os alunos fizeram uma experiência com alimentos industrializados em uma rede de fast food, onde eles puderam lanchar e calcular as calorias consumidas. “Além disso, realizaram uma pesquisa, coletando dados de pessoas que frequentam a lanchonete. Assim, eles puderam verificar o percentual de obesos, por meio dessa análise”, ressalta.
A professora de Português/Inglês, Laurinda Syring, relatou que os estudantes abraçaram o projeto. “Havia as aulas teóricas, mas também as práticas. Eles fizeram esportes radicais em Santa Tereza e os levamos a várias visitações e, a partir daí, produzimos relatórios, textos, depoimentos e dissertações. Dentro desses ambientes aproveitamos todas as formas vaasprofesoraspedagogo.JPGriadas de escrita e trabalhamos com a aquisição de vocabulário. Unimos o útil ao agradável”, explica.
O pedagogo Diego Mattos, disse que o evento é muito importante. “Incentiva o estudo e também a pesquisa. Os alunos ficaram empolgados e são engajados e as professoras são bastante responsáveis. A maioria dos alimentos distribuídos foram eles que fizeram”, elogia.
Gisele Araujo Rodrigues, 14 anos, é aluna do 8º ano, e falou que o projeto mudou a vida dela. “Eu observei por meio das figuras e explicações dos professores que a alimentação que eu estava habituada a consumir possuía muita gordura. Depois das aulas mudei os meus hábitos e, estou tendo uma alimentação mais saudável”, conclui.
asosalunos.JPGA estudante do 9º ano Sara Santos Herpst, 14 anos, destacou que a atividade traz conhecimento. “Mostramos os nutrientes que cada alimento contém e quais são os que fazem bem para a nossa saúde”, menciona.
O aluno do 8º ano e do “Mais Educação” José Vitor da Silva Cardoso, 13 anos, enfatizou que o projeto foi fundamental na sua vida. “Eu bebia muito refrigerante e depois das orientações eu aprendi a comer melhor, com verduras, frutas e legumes. Agora bebo sucos naturais. Quando chego à minha casa, explico para a minha família o que aprendo, e aos poucos estamos mudando os costumes”, conclui.

Ouvidoria da Prefeitura de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 2124-6706

Nenhum comentário:

Postar um comentário