terça-feira, 24 de setembro de 2013

Evento na Semcid debate políticas para reduzir índices de violência entre jovens - VITÓRIA


Yuri Barichivich
Segunda semana estadual de debate contra o extermínio de jovens
Secretário Marcelo Nolasco destacou o empenho da administração atual na garantia de políticas públicas voltadas para os jovens na capital
A abertura da II Semana Estadual de Debate Contra o Extermínio de Jovens, que começou nesta segunda (23) e vai até este sábado (28), foi um sucesso. O evento, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), reuniu representantes de diversos segmentos da juventude local para discutir a temática "Estratégias de combate e letalidade juvenil – Juventude Viva".
O secretário da Semcid, Marcelo Nolasco, destacou o empenho da administração atual na garantia de políticas públicas voltadas para os jovens na capital. "Essa gestão tem um olhar especial para os jovens, que vem desde a época da campanha, quando foi assinado o Pacto em Defesa da Vida da Juventude Capixaba. O documento reúne 10 pontos de políticas públicas para a erradicação da violência e a garantia de um bom desenvolvimento para os jovens", disse Nolasco.
O gerente estadual de Políticas Públicas de Juventude, Gustavo Badaró, frisou a importância de políticas de promoção à vida para a juventude. "Não podemos achar que é natural os jovens estarem bebendo, usando drogas ou no tráfico. É preciso oferecer estrutura para esses jovens no intuito de promover a inclusão social. Para isso, o esforço das prefeituras em abraçar a causa é fundamental".
O gerente de Políticas de Juventude e Segurança Cidadã, Glauber Teixeira, destacou os avanços que foram obtidos na capital no que tange às ações voltadas para a juventude local. "Em março, foi criada a Gerência de Juventude e, desde então, os trabalhos voltados para os jovens têm sido intensos na capital. No início deste mês, tivemos a inauguração da Casa da Juventude, em São Pedro, que é mais um equipamento da Prefeitura para levar atividades culturais e de lazer para os jovens da região", disse.
O articulador estadual do Juventude Viva, Lula, lembrou-se da triste estatística envolvendo o extermínio de jovens no Espírito Santo, que aparece em segundo lugar no ranking nacional de homicídios de jovens, atrás apenas de Alagoas. "Na faixa etária entre 15 e 24 anos, o Estado é o segundo mais violento do país, com índices que mostram uma violência epidêmica, que beira o extermínio. Discussões como essas mostram o início de uma caminhada que vai garantir mais direitos e oportunidades aos jovens", disse.
A II Semana Estadual de Debate Contra o Extermínio de Jovens é realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Vitória e demais prefeituras da Região Metropolitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário