quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Com a chegada da primavera, a EDP Escelsa alerta para cuidados no plantio de árvores

Vitória, 25 de setembro de 2013 – Com o início da primavera no último domingo, 23, a estação traz mais cor e robustez à vegetação pode também ser ocasião para transtorno com árvores plantadas irregularmente. Por esse motivo, a EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, alerta sobre os cuidados que devem ser tomados no momento do plantio e com a manutenção de podas regulares da vegetação.
O contato de árvores com a rede elétrica está entre as maiores causas de interrupção no fornecimento de energia elétrica. Entre as principais orientações à população está a de não plantar árvores de grande porte (espécies altas), como eucaliptos, palmeiras, ipês e similares, próximas ou embaixo da rede elétrica. Para manter um paisagismo adequado e sem riscos de interferência no fornecimento da energia, a dica é sempre optar por árvores de pequeno porte.
O alerta vale também para as folhagens que podem ocultar a fiação. Elas são fator de risco, pois aumentam a probabilidade de contatos acidentais na rede, por exemplo, por crianças que brincam próximas da vegetação. Ainda, em zonas rurais, há risco de incêndios com o tombamento de árvores sobre redes elétricas, ocasionado por reflorestamentos imprudentes.
Além de provocar falta de luz, o contato de galhos de árvores com a rede elétrica pode gerar riscos. A queda de galhos ou árvores na rede pode romper fios e, com isso, provocar a interrupção de energia aos clientes, danificar equipamentos e  provocar até acidentes.
Vale lembrar que antes de qualquer plantio de árvores em área urbana, a prefeitura do município deve ser acionada para a liberação ambiental. Além disso, em caso de necessidade, o trabalho de poda de vegetação em vias públicas deve ser solicitado pelo munícipe ao órgão municipal.
As tempestades e ventos fortes podem projetar galhos de árvores para cima da rede elétrica e ocasionar a falta de energia causando transtorno aos clientes. Além disso, o alerta é que as folhagens podem ocultar a fiação e representar um risco, aumentando a probabilidade de contatos acidentais, por exemplo, quando crianças brincam subindo nas árvores.
Em períodos de chuvas e ventos, caso se verifique que objetos (árvores, placas, entre outros) tenham caído sobre a rede e/ou fios tenham rompido, os clientes podem informar imediatamente a EDP Escelsa por meio da Central de Atendimento - 0800 721 0707 -, que funciona 24 horas e com ligação gratuita.

Sobre a EDP Escelsa - A EDP Escelsa é distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com atuação no Espírito Santo. Atualmente atende a 1,35 milhão de unidades consumidoras, em  70 municípios capixabas.
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário