A Lei n° 10.405, de autoria do deputado estadual NUNES, instituiu, em agosto de 2015, a SEMANA ESTADUAL DO ÍNDIO, entre os dias 12 e 19 de abril. Para comemorar a data, serão realizadas diversas ações e festividades na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e na aldeia de Caieiras Velha, em Aracruz-ES, onde vive a maior representatividade populacional indígena do Espírito Santo.
Nos dias 12 e 13 de abril, a Ales receber uma feira de artesanato e pintura indígenas, com cerca de 40 expositores das tribos pertencentes à Associação Indígena Tupinikim e Guarani (AITG) e, também no dia 13, às 13 horas, o mandato do deputado NUNES vai promover uma Sessão Especial com o tema: RESPEITO! POR RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE INDÍGENA, no Plenário Dirceu Cardoso.
A sessão vai contar com a participação de representantes das aldeias Tupinikim e Guarani Pau Brasil, Areal, Irajá, Boa Esperança, Três Palmeiras, Piraquê Açu e Olho D’água, que falarão sobre a realidade da resistência indígena no Espírito Santo, e membros de instituições ligadas aos direitos humanos, à defensoria pública e a cursos de graduação sobre cultura indígena no Estado.
Tanto a feira como a Sessão Especial são abertas ao público. Durante o evento na Assembleia, os guerreiros das tribos também farão apresentações de danças e lutas típicas da região. Em anexo as informações completas também sobre as festividades que serão realizadas em Caieiras Velhas, Aracruz-ES.
Serviço: SEMANA ESTADUAL DO ÍNDIO
12 de abril (terça-feira)
13h às 18 horas – feira de artesanato, música e pintura indígenas
13 de abril (quarta-feira)
9h às 18 horas - feira de artesanato, música e pintura indígenas
13h – Sessão Especial com o tema: RESPEITO! POR RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE INDÍGENA, no Plenário Dirceu Cardoso.
Evento aberto ao público.
Sobre a Lei:
A Lei nº 10.405, de autoria do deputado estadual NUNES (PT-ES) e sancionada pelo governador Paulo Hartung dia 7 de agosto de 2015, instituiu a Semana Estadual do Índio com o objetivo de valorizar a cultura indígena e favorecer políticas públicas de demarcação de terras.
As atividades desenvolvidas durante a Semana Estadual do Índio, na Assembleia Legislativa e na aldeia de Caieiras Velha, em Aracruz – onde se concentram a maioria dos povos originários do Espírito Santo – têm a finalidade de preservar, manter e divulgar a cultura e idioma indígenas; ampliar a visibilidade de suas manifestações artísticas e artesanais; conscientizar sobre a situação atual dos povos indígenas e de seus descendentes; e trazer à tona fases e procedimentos sobre demarcação de terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário