Atração de novas empresas, promoção da inclusão social, aumento da arrecadação, desburocratização dos processos administrativos e a inserção da disciplina empreendedorismo nas escolas fazem parte do pacote de medidas inéditas tomada pela atual gestão.
Uma cidade criativa e empreendedora. Esse é o objetivo do programa Anchieta Criativa e Empreendedora, lançado na última sexta (24) pelo prefeito Fabrício Petri. O programa é composto por 10 projetos voltados especificamente para a promoção do desenvolvimento do município.
Entre os projetos integrantes estão aqueles que visam à atração de novas empresas, a promoção da inclusão social, o aumento da arrecadação, a desburocratização dos processos administrativos, a inserção da disciplina empreendedorismo nas escolas da rede municipal, entre outros.
O lançamento contou com presença da equipe de governo, vereadores, imprensa e lideranças locais. Na ocasião, Petri destacou a necessidade de reinventar Anchieta e traçar novos rumos para o município. “Esse programa é uma importante iniciativa que objetiva trazer de volta para a população o otimismo e traçar caminhos para conquistarmos o desenvolvimento sem a necessidade de grandes empresas”, disse empolgado o prefeito.
De acordo com o idealizador da iniciativa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Kneip, a meta é buscar novas caminhos e ampliar o horizonte de oportunidades para a população de Anchieta, assim, promover o desenvolvimento de forma sustentável. “Não estamos inventando a roda, apenas criando mecanismo para explorar o que temos de melhor por meio de parceria e participação social”, disse.
Petri aproveitou o momento para mencionar que, mesmo a cidade enfrentando a pior crise financeira de sua história, a prefeitura irá fechar as contas de 2017 no azul. “Deixar as contas equilibradas é nosso dever, mas muitos usariam a crise para justificar o contrário. Desde janeiro estamos enxugando as despesas para nos adequarmos ao novo orçamento, que irá amargar forte queda nos próximos anos. Apesar da arrecadação despencar, encontramos muitas dívidas e estamos trabalhando para quitá-las”, lembrou.
Durante a solenidade de lançamento foram apresentadas as comissões que irão compor o programa e ajudar no desenvolvimento de cada projeto. O programa terá a participação da sociedade e contará com uma vasta equipe técnica da própria administração.
Novos rumos
O prefeito disse ainda que a cidade precisa buscar novas alternativas para não depender exclusivamente da Samarco, fechada desde 2015, após o acidente em Mariana. “É necessário buscar novos rumos e promover as nossas potencialidades, a fim de gerar mais emprego e renda em nosso município. O Anchieta Criativa e Empreendedora foi criado para esse fim”, contou.
Anchieta enfrenta problemas econômicos decorrentes da paralisação da Samarco Mineração e também da crise nacional. A cidade passou a conviver com um índice de desemprego na casa dos 25%, comércios fechando, baixa autoestima populacional e uma exponencial queda de receita.
Texto: Dirceu Cetto | Foto: Renan Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário