Servidores, agricultores e representantes de entidades do município participaram do evento regional buscando qualificar a compra direta com o produtor familiar e melhorar alimentação escolar.
A Comissão da Agricultura Familiar da Prefeitura Municipal de Anchieta, juntamente com representante do setor de Licitações, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação dos Agricultores de Anchieta (Aprobana), estiveram participando este semana do Seminário Regional de Compras Governamentais da Agricultura Familiar da Região Sul do ES. O evento foi promovido durante a ExpoSul que acontece até domingo (25) na cidade de Cachoeiro de Itapemirim.
Desde 2009, com a aprovação da Lei nº 11.947, e da Resolução FNDE nº 04 de 2015, a Prefeitura de Anchieta vem adquirindo produtos da agricultura familiar para atender a alimentação das escolas da rede.
Para Moisés Cruz, um dos membros da Comissão da Agricultura Familiar, que participou do evento, disse que a participação do seminário foi importante para adquirir novos conhecimentos. “Tivemos a oportunidade de trocar experiências com representantes dos municípios vizinhos, ter contato com associações, cooperativas que poderão ser parceiros dos nossos agricultores rurais”, disse.
O programa de Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, incorpora elementos relacionados à produção, acesso e consumo, com o objetivo de, simultaneamente, oferecer alimentação saudável aos alunos de escolas públicas de educação básica do Brasil e estimula a agricultura familiar nacional.
Segundo a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Tereza Marques, a parceria da alimentação escolar com a agricultura familiar tem trazido uma importante transformação na alimentação escolar, permitindo que os alimentos saudáveis produzidos na região sejam consumidos diariamente pelos alunos.
A secretária de Educação, Janinha Gerke, enfatiza a questão da valorização e respeito aos agricultores e aos seus filhos. “A compra direta com nossos agricultores estimula o aumento da renda familiar e incentiva que seus filhos, que estudam nas nossas escolas continuem no campo”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário