quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Itapemirim cria Comitê Municipal de Mobilização Contra a Dengue

Pensando no grande número de casos de dengue nos anos anteriores, o prefeito de Itapemirim, Dr. Luciano de Paiva, assinou a portaria nº 03, de 27 de janeiro de 2014, onde institui o Comitê Municipal de Mobilização Contra a Dengue.
É dever do comitê implementar, acompanhar e avaliar as ações de combate à dengue; integrar as ações de promoção, prevenção e controle do mosquito, a serem desenvolvidas por órgãos da administração pública; e propor mecanismos que possibilitem a plena execução das ações de combate.
“O comitê envolve todas as secretarias e isso é muito importante, pois a prevenção e o combate à dengue não depende só da secretaria de Saúde, temos que trabalhar em equipe. A ajuda da população também é fundamental”, explica a enfermeira da Prefeitura Municipal de Itapemirim, Juliana Delfini.
Em janeiro de 2013, foram registrados 90 casos de dengue no município. No mesmo período deste ano, o número de casos diminuiu para oito. “Tivemos uma diminuição em quase 90%, mas não vamos acomodar, temos que continuar fazendo a prevenção. Há 35 agentes de endemias em campo, indo nas residências, inclusive aos sábados. Ainda estamos com alguns problemas em Itaoca e Itaipava, pois os agentes não conseguem entrar em algumas casas, sem contar com os terrenos baldios, onde não se sabe quem é o dono. Por isso, o trabalho em equipe com outras secretarias é tão importante”, afirma Juliana.
Durante as visitas, quando os moradores não são encontrados, os agentes deixam um formulário com o número de telefone da Vigilância Epidemiológica. Desta forma, o morador poderá entrar em contato e agendar a visita do agente no dia mais apropriado para ele. O telefone do setor é 3529-6472.

As reuniões do comitê, para avaliação e acompanhamento das ações desenvolvidas pela comissão, serão bimestrais. A última foi realizada nesta quarta-feira (5) e a próxima será dia 2 de abril, às 9h, no auditório Cooperativa Agrícola dos Fornecedores de Cana, ao lado da secretaria de Saúde, na Vila de Itapemirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário