segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Em Vitória Conferência discute ações para ampliar a participação da mulher na política


Publicada em 21/09/2015, às 10h59 | Atualizada em 21/09/2015, às 14h16

Diego Alves
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE POLITICAS PUBLICAS PARA MULHERES
Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres aconteceu na Casa do Cidadão(Ampliar imagem)
Diego Alves
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE POLITICAS PUBLICAS PARA MULHERES
Evento discutiu ações para maior participação das mulheres na políticas e também de combate às desigualdades(Ampliar imagem)
Cerca de 100 mulheres participaram da IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, na última sexta (18) e no último sábado (19), na Casa do Cidadão, em Itararé. Na ocasião, foi discutida a necessidade de uma maior participação feminina na política.
As participantes também reuniram propostas para serem apresentadas nas Conferências Estadual e Nacional. O evento contou com a participação da secretária adjunta de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Neuza Tito, que destacou a importância das conferências municipais e estaduais.
"As contribuições dos movimentos femininos e dos conselhos municipais da mulher são fundamentais para a construção de políticas públicas para as mulheres. Além disso, permite avaliar se o que está sendo proposto pelo Governo Federal está chegando nas cidades. Precisamos de mais espaços de poder e decisão para que não retrocedemos", destacou.

Integração

A gerente de Políticas de Promoção de Gênero da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Lorena Padilha, ressaltou que a integração entre os movimentos é fundamental para assegurar a efetivação de políticas públicas voltadas para o enfrentamento das desigualdades de gênero e de autonomia para as mulheres. Ela cobrou ainda uma maior participação feminina nas esferas institucionais e federativas.
"Atualmente, apenas 10% das cadeiras da Câmara de Deputados é ocupada por mulheres. Em Vitória, temos somente uma representante na Câmara Municipal. Precisamos de políticas públicas que abordem as mulheres como sujeitos políticos e individuais, com plena autonomia e direitos", disse.
No evento, também foram eleitas as delegadas que vão representar o município na próxima etapa. Ao todo, são 11 delegadas, sendo 7 membros da sociedade civil e 4 representantes do poder público.
Diego Alves
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE POLITICAS PUBLICAS PARA MULHERES
Diego Alves
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE POLITICAS PUBLICAS PARA MULHERES

Informações à imprensa:

Patrícia Arruda (pasantana@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-5442 / 98818-4526
Com edição de Matheus Thebaldi


Nenhum comentário:

Postar um comentário