quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

EM CASTELO ASSOCIAÇÃO DE CATADORES RECEBE DOAÇÃO DE EQUIPAMENTOS


Um total de 34 pares de luvas, 34 pares de botinas, 34 máscaras, e mais 34 camisas e bermudas de uniforme, foram os equipamentos de proteção individual, os chamados EPI's, que a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Castelo "Reciclando Vidas" acaba de receber através de uma doação, de duas empresas de mármore e granito do município. A entrega do material aos catadores, aconteceu na manhã desta terça-feira, dez de fevereiro, na sede da associação, antiga Ascasul, na localidade de Departamento, zona rural de Castelo.


"Cada catador vai receber dois conjuntos de equipamentos, que já serão disponibilizados para uso imediatamente, pois os EPI's colaboram e muito na prevenção de acidentes e já fazia algum tempo que os nossos não eram renovados", informou José Alaor Fiorezi, coordenador da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Castelo "Reciclando Vidas".

As empresas que fizeram a doação dos materiais são a Bramagran Mármores e Granitos e a MG2. "Nossas empresas trabalham em parceria com o Reciclando Vidas, que é responsável pelo recolhimento de todo papelão e plástico que descartamos. Eles nos solicitaram a colaboração e em visita à sede da associação, constatamos a necessidade dos uniformes e equipamentos de segurança, e fizemos a doação como forma de motivação ao importante trabalho que eles desenvolvem, servindo até de exemplo para outras empresas, afinal, preservar o meio ambiente é responsabilidade de todos", contou Eutemar Venturim, que é sócio proprietário das empresas e também Vice Prefeito de Castelo.

Uma ajuda que chega em boa hora. É o que afirma o presidente da associação. "Isso é muito bom, porque além de evitar que a gente se machuque e que fique usando as nossos próprias roupas, também contribui para que as pessoas nos identifiquem pelas ruas, para que tenham a certeza de que somos catadores do Reciclando Vidas e quem sabe assim possam até nos ajudar mais. Seria muito bom se outras empresas de Castelo também nos ajudassem, porque desenvolvemos um importante trabalho tirando lixo das ruas e ajudando a preservar o meio ambiente enviando os materiais para reciclagem", disse Antônio Ramos Martins.

A Prefeitura de Castelo colabora com a associação cedendo dois funcionários, realizando o transporte diário dos catadores até a localidade de Departamento, a sede onde funciona a separação dos materiais, além do combustível para o caminhão coletor e a energia do galpão. "A Secretaria de Meio Ambiente ainda cede uma bióloga que vai ao local uma vez por semana, também instalamos 'Ecopontos', em seis pontos da cidade, onde a população já separa e deposita o material reciclável para eles, e, dentro de alguns dias, vamos colocar para funcionar uma esteira elétrica com uma plataforma, que vai facilitar e agilizar muito o trabalho deles", informou Domingos Fracaroli, Secretário Municipal de Meio Ambiente.

Atualmente 12 pessoas fazem parte da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Castelo "Reciclando Vidas", que existe desde 2005, mas foi oficialmente fundada em 2012. São homens e mulheres que retiram das ruas uma média de 25 a 30 toneladas por mês de material reciclado como papel, papelão, plásticos, alumínio, entre outros, que são separados, embalados e vendidos para empresas de reciclagem do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O salário mensal de cada catador está variando em torno de R$ 650,00. Quem quiser colaborar com a associação, pode fazer contato pelo telefone: (28) 99937-6372.

Nenhum comentário:

Postar um comentário