quinta-feira, 3 de julho de 2014

Professores de Vitória participam de projeto no Centro Histórico e fazem visitas técnicas

Divulgação Semttre

Patrimônio em Cores
Professores participaram da formação Patrimônio em Cores no Museu Capixaba do Negro (Mucane)
Divulgação Semttre
Patrimônio em Cores
Educadores realizaram uma visita técnica no Parque Moscoso para fazer abordagens sobre aspectos geográficos
Cinquenta e sete professores da rede municipal de ensino participaram da formação do projeto Vitória Patrimônio em Cores, com ênfase em Educação Patrimonial, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Parque Moscoso e no Centro Histórico. Foram atendidos professores e alunos que atuam nas turmas de 4º e 5º anos.
O principal objetivo foi estimular as práticas de educação patrimonial desenvolvidas nas unidades de ensino. Foram realizadas palestras com abordagens relacionadas a aspectos geográficos, apresentação de metodologias e abordagem transversal do tema educação patrimonial e turismo.
Houve também uma visita técnica no Parque Moscoso, onde foram realizadas abordagens sobre aspectos geográficos. Os professores ainda visitaram igrejas e a Catedral Metropolitana de Vitória. Monitores especializados do Visitar deram explicações aprofundadas sobre as características das construções históricas.
Os profissionais inscritos apresentaram um pré-projeto, proposta de trabalho que deverá ser desenvolvida junto aos estudantes com uma temática voltada para a formação. O trabalho é uma parceria entre Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), secretarias municipais de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) e de Educação (Seme) e Instituto Góia.

City tour

"O city tour pelos atrativos da capital foi uma oportunidade para que os participantes tivessem contato direto com o patrimônio, observassem os detalhes, além de fazerem questionamentos", disse o subsecretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Felipe Ramaldes.
Ele destacou que o projeto prevê ainda relatos de boas experiências escolares. A expectativa é de que os participantes dos trabalhos sejam sensibilizados sobre o valor e a necessidade de preservação de nosso rico patrimônio.

Iniciação

Os profissionais que participaram da formação receberam materiais para uso com os estudantes, como livro interativo de desenhos "Pinte em Vitória" e o material de Iniciação Escolar para o Turismo, composto por almanaques e álbum de figurinhas, DVD de desenho animado e música, gibis, jogos, entre outros.
Os professores que em 2013 já participaram da formação e atuam nas turmas que não desenvolveram as atividades do projeto no ano passado poderão encaminhar os trabalhos para a Seme.
"Temos um Centro Histórico riquíssimo, lugares preservados e monitorados e estimulamos que as informações dali sejam propagadas, conhecidas e compartilhadas, e os professores devem ter papel fundamental nesse processo em sala e em visitas técnicas", reforçou Ramaldes.
Yuri Barichivich
Missa Catedral
Catedral Metropolitana foi um dos atrativos turísticos visitados pelos professores
Kadidja Fernandes
Sinalização turística da igreja São Gonçalo
Educadores receberam informações sobre a construção da Igreja São Gonçalo e outros monumentos
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Fabrício Faustini (fafaustini@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6130 / 98889-5575

Nenhum comentário:

Postar um comentário