segunda-feira, 7 de julho de 2014

Empreendedores da agroindústria de Alfredo Chaves se reúnem com empresa de Vila Velha para ampliar canais de comercialização

04/07/2014 - 08h20min

Incaper

Com o objetivo de ampliar os canais de comercialização para além do município de Alfredo Chaves, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), articulou uma reunião de um grupo de empreendedores da agroindústria que comercializam seus produtos na Casa do Artesão em Alfredo Chaves com os proprietários da empresa de Vila Velha “Quitanda Quitutes”. A reunião foi realizada na última quarta-feira (02) na Secretaria de Turismo de Alfredo Chaves.

Durante o encontro, os empreendedores apresentaram seus produtos para degustação e apreciação, como café torrado e moído, pães e biscoitos. Foram discutidas as condições de logística para a entrega dos produtos, o peso líquido das embalagens e também os preços.

A economista doméstica do Incaper, Ana Penteado, destacou a importância do encontro. “Foi a primeira experiência de comercialização do grupo com lojas de fora do município. Esperamos que esta ação de gestão da comercialização possa abrir outros caminhos, fortalecendo a geração de trabalho e renda. É também uma ação que fortalece o grupo, num momento em que o mesmo está passando por várias ações de organização, como, por exemplo, discussão do seu regimento interno”, disse.

Curso do Projeto Cores da Terra

Ainda no município de Alfredo Chaves, cerca de 20 pessoas, entre elas artesãos, puderam aprender uma nova técnica aplicada a diferentes materiais, nos dias 26 e 27 de junho. Artesãs do Grupo Artfibra fizeram experiências com fibra de bananeira usando a tinta a base de terra e o resultado foi um sucesso. Também foi utilizada a tinta no tecido, que posteriormente foi transformado em quadros decorativos.

Nos dias 01º e 02 de julho, 16 pessoas, dentre elas artesãos, pintores profissionais e empreendedores do turismo rural de São Roque de Maravilha e de Matilde, participaram de um curso de Cores da Terra em pintura predial. Essa atividade foi realizada na Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves (Mepes) e muitos alunos afirmaram que irão aplicar a técnica em suas casas e pousadas.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld - assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Hércules Nascimento
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário