segunda-feira, 19 de maio de 2014

Seminário discute prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes


Elizabeth Nader
Sentada, com boneca ao lado, menina esconde rosto entre os braços e as pernas
Seminário discutirá ações de fortalecimento da rede de proteção para o enfrentamento à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes
Promover uma maior reflexão e o fortalecimento da rede de proteção de Vitória para o enfrentamento à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Esses são os objetivos do seminário "Prevenção da Violência Sexual Contra Criança e Adolescente: Responsabilidade de todos nós", que será realizado nesta terça-feira (20), às 8 horas, no auditório Zemar Moreira Lima, na Prefeitura.
A ação, que faz parte das atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), vai reunir especialistas de diversas áreas que atuam diretamente na temática. Na ocasião, o secretário de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória, Marcelo Nolasco, fará uma abordagem sobre "Aspectos legais do abuso contra criança e adolescente e medidas para sua prevenção".
"A violência sexual contra crianças e adolescentes é um ato hediondo e inaceitável. Precisamos que todos estejam engajados na proteção do maior patrimônio de uma sociedade, que são as crianças e adolescentes. Para tanto, precisamos conhecer o problema, aprender a perceber seus sinais, bem como os meios de combater sua ocorrência e denunciá-lo", destaca o secretário.

Palestra

Quem também participará do evento é a médica legista do Departamento Médico Legal (DML) de Vitória Denise Galvêas Terra, que vai ministrar a palestra "Aspectos médico-legais do pedófilo e da vítima de abuso sexual". Serão apresentadas, entre outras questões, as diferenças entre o pedófilo e o abusador.
"Os conceitos para pedófilo e o abusador ainda são bastante confundidos. A pedofilia é uma doença em que a pessoa sente desejo sexual apenas por criança. Já o abusador é qualquer pessoa que pratica o abuso, independente de ser pedófilo ou não. Muitas vezes, ele se aproveita da oportunidade para cometer o ato, mas também sente desejo e prazer sexual com adultos. Então, este não é considerado um pedófilo", explica.

Mesa-redonda

Além das palestras, o seminário contará com uma mesa-redonda que abordará os serviços oferecidos pela rede municipal de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, com a presença da representante do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Cristiane Pecine e da representante do Serviço de Atenção às Pessoas em Situação de Violência de Vitória (SASVV) Maria Aparecida Lube.
Yuri Barichivich
Pessoas participando de caminhada
Caminhada em Camburi vai marcar o Dia Nacional de Luta contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes
Matéria relacionada
Programação do seminário
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura oficial
9h – Palestra: Aspectos legais do abuso e exploração sexual contra criança e adolescente e medidas para sua prevenção
Marcelo Nolasco de Abreu - Delegado de Polícia e secretário de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória
9h50 – Palestra: Aspectos médicos e médico-legais do pedófilo e da vítima de abuso sexual
Denise Galvêas Terra (Médica Ginecologista e Sexológa; Médica Legista do DML de Vitória/Polícia Civil-ES; Mestre em Ciências Farmacêuticas – UVV; e Professora da Universidade de Vila Velha)
10h30 – Mesa Redonda: Rede Municipal de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual
Cristiane Pecine dos Santos Müller - Corrdenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas); Assistente Social e Socióloga (Ufes)
Maria Aparecida Lube – Coordenadora do Serviço de Atenção às Pessoas em Situação de Violência de Vitória (SASVV); Pedagoga e Enfermeira. Pós graduação em Saúde Coletiva (UFES)
11h10 - Debate
Coordenação: Representante do Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e
Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
12h – Encerramento
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Patrícia Arruda (pasantana@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-5442 / 98818-4526

Nenhum comentário:

Postar um comentário