segunda-feira, 19 de maio de 2014

Cursos da Agência de Treinamento Municipal são retomados no Sambão do Povo


André Luiz Silva Sobral
Agência Municipal de Treinamento
Prefeito inaugurou a Agência de Treinamento Municipal em agosto de 2013 para qualificar mão de obra para o mercado de trabalho
Os cursos da Agência de Treinamento Municipal (ATM) nas áreas de Costureiro Industrial, com três turmas, Modelista, com outras três, e Almoxarife, com uma, foram retomados nesta segunda-feira (19). No total, foram inscritas 160 pessoas.
As aulas acontecem na agência, localizada no Sambão do Povo, em Mário Cypreste. As vagas foram preenchidas durante a mobilização da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) e dos parceiros. A meta para 2014 é de que sejam disponibilizadas, aproximadamente, 900 vagas.
Em junho, a previsão é de que sejam oferecidos os cursos de Aderecista, Escultura para Carnaval e Auxiliar Administrativo.

ATM

Inaugurada em 2013, a ATM é uma parceria da Semttre com a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e já qualificou 315 pessoas.
A agência terá duração de oito anos e promoverá cursos de qualificação profissional no espaço do Sambão do Povo no período de abril ou maio até dezembro de cada ano, ocupando um espaço até então ocioso fora do Carnaval.

Profissionalização

Elizabeth Nader
Curso de aderecista
Munícipes poderão fazer curso de aderecista na agência a partir de junho
A ATM tem como objetivo principal promover cursos que propiciem a profissionalização dos trabalhadores e comunidades envolvidas no segmento do Carnaval, criando novas oportunidades de geração de renda, além de atender outras demandas, direcionadas à indústria e à área de tecnologia.
"A implantação de uma escola de formação profissional voltada, prioritariamente, para o segmento e a indústria do Carnaval é uma ação inovadora em todo o país. Estamos otimistas com a retomada dos cursos e, neste primeiro dia, a motivação foi grande entre os alunos", comemorou o subsecretário de Apoio ao Trabalhador, Michel Rossi Moscon.

Gratuidade

Toda a formação profissional é realizada pelo Senai, sem custo para o município, dentro das ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec/MDS, coordenado pelo MEC, voltado para os munícipes cadastrados no Cadastro Único da Assistência Social encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Programa de Gratuidade, coordenado pela Findes, voltado para o público em geral e morador da região de Vitória.
A ATM tem como parceira a Liga das Escolas de Samba do Espírito Santo (Lieses), que contribui na mobilização, divulgação e encaminhamento dos interessados para inscrições nos cursos de qualificação.
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Fabrício Faustini (fafaustini@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6130 / 98889-5575

Nenhum comentário:

Postar um comentário