terça-feira, 13 de maio de 2014

Programação lembra combate à violência sexual infanto-juvenil em Cachoeiro


Nesta quarta-feira (14), Cachoeiro de Itapemirim inicia programação alusiva ao Dia Nacional de Combate à Violência Sexual Infanto-juvenil (18 de maio), para orientar e educar a população sobre como impedir o surgimento de novas vítimas. Serão palestras, entrevistas sobre o tema na mídia local e capacitação de membros de Conselhos do município que lidam com o problema.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município registrou 86 casos de violência contra a criança e o adolescente em 2013, e 159 em 2012. Segundo a psicóloga da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Paola Miranda, a maior parte das vítimas sofre agressões físicas, psicológicas e abuso sexual.

“Esses números preocupam muito, porque qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes pode acarretar consequências traumáticas que se refletem ao longo de toda vida”, afirma.
Em Cachoeiro, os casos são tratados pelo Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Sevaesca), que oferece, gratuitamente, acompanhamento psicológico e social para as vítimas e as famílias delas. O serviço funciona na Semdes, na Ilha da Luz.
Além disso, ao longo do ano, também são realizados eventos como palestras, bate-papos e grupos de discussão em escolas, com o objetivo de abrir a discussão sobre o tema, tanto entre os estudantes quanto entre as famílias.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Thiago Vianna, afirma que o trabalho da prefeitura é importante, mas que a sociedade tem papel fundamental na luta pelo fim da violência contra as crianças e os adolescentes.
“A violência contra a criança e o adolescente é uma violação de direitos que choca toda a sociedade e que ocorre de forma silenciosa. A maior parte dos casos ocorre no seio familiar, com pessoas próximas à vítima. É importante os pais conversarem, lembrarem, mas o combate deve ser feito todos os dias, é dever de todos nós”, disse.
  
Denuncie!
Conselho tutelar: 3155-5284
Disque 100
Programação enfrentamento à violência infantil e juvenil – 12 a 21 de maio
Quarta-feira (14)
Palestra do Serviço de Enfrentamento à Violência, abuso e exploração da criança e do adolescente, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, no Cras do Jardim Itapemirim
Quinta-feira (15)
Palestra do Serviço de Enfrentamento à Violência, abuso e exploração da criança e do adolescente, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, no Cras do Village da Luz
Sexta-feira (16)
Palestra do Serviço de Enfrentamento à Violência, abuso e exploração da criança e do adolescente, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, no Cras do Alto União
Segunda-feira (19)
Palestra do Serviço de Enfrentamento à Violência, abuso e exploração da criança e do adolescente, das 14h às 15h30, no Cras de Burarama
Quarta-feira (21)
Formação de conselheiros do conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e demais pessoas interessadas, das 14h às 17h, no auditório da Semdes.

Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário