terça-feira, 13 de maio de 2014

Mutirão retira 22 toneladas de lixo da baía de Vitória no primeiro dia em Vitória


André Sobral
Limpeza da Baía de Vitória
Mutirão de limpeza da baía de Vitória teve início na avenida Beira-Mar
André Sobral
Limpeza da Baía de Vitória
Garis percorrem a extensão da orla para localizar e retirar entulhos lançados ao mar
O saldo do primeiro dia de mutirão de limpeza da baía de Vitória foi positivo. Nesta terça-feira (13), foram recolhidas 22 toneladas de resíduos do mar, entre garrafas, carcaças e até uma televisão.
"Foi achada até uma televisão na região da avenida Beira-Mar. Também retiramos muitas garrafas pet, restos de carcaça de geladeira e até um sofá na região do mangue", contou o gerente de Limpeza Urbana, Denilson Pereira.
A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Serviços (Semse), continua nesta quarta (14) com uma equipe de 160 garis e 12 basculantes (caminhões caçamba), um caminhão bobcat e duas pás carregadeiras.
"Neste primeiro dia da ação em 2014, o resultado é positivo. Realizamos a limpeza da baía, pelo menos, duas vezes ao ano, uma a cada semestre. Em comparação aos primeiros dias de ação dos outros anos, foram retirados menos resíduos", ressaltou o secretário municipal de Serviços, Alex Mariano.

Extensão

O mutirão está sendo realizado em toda a extensão da baía de Vitória: orlas de Jabour, de Maria Ortiz, de Andorinhas, de Mangue Seco, de Goiabeiras Velha, da Praia do Canto, da Grande Santo Antônio, de Inhanguetá, da Grande Vitória, da Grande São Pedro, de Resistência e de Nova Palestina, além da avenida Beira-Mar.
As equipes de limpeza vão percorrer toda a extensão da baía e manguezais acessíveis por terra, efetuando a retirada de resíduos sólidos e entulhos. Todo material coletado na ação será levado para a Unidade de Transbordo de Vitória para levantamento da pesagem, triagem e destino no aterro sanitário.
A operação é definida de acordo com as tábuas das marés. O dia escolhido é aquele cujo nível da maré mais se aproxima do marco zero, ou seja, quando a maré é mais baixa.

Descarte

Muitos resíduos encontrados ao longo de toda a baía de Vitória poderiam ser descartados de maneira correta. Os moradores contam com os serviços das Estações Bota-Fora, locais apropriados para o descarte de entulhos, além do Papa-Móveis, que recolhe móveis e eletrodomésticos que a população deseja descartar.

Balanço

Nos últimos seis anos, foram realizadas 21 ações especiais de limpeza da baía de Vitória. Desses mutirões, a Prefeitura de Vitória registrou o total de 1.006,41 toneladas de lixo coletado. Houve uma oscilação na quantidade de resíduos de um ano para outro, o que demonstra a necessidade de manter esse serviço.
  • 2008: 144,2 toneladas
  • 2009: 199,21 toneladas
  • 2010: 124,41 toneladas
  • 2011: 140,68 toneladas
  • 2012: 200,77 toneladas
  • 2013: 197,14 toneladas

Importância

As áreas dos manguezais atingem uma extensão de 18 km² e englobam Vitória, Cariacica, Vila Velha e Serra. Esses locais têm grande importância para a comunidade residente no entorno que consome ou vende mariscos e peixes. Para garantir a sobrevivência dos manguezais, é necessária a preservação dessas áreas.
André Sobral
Limpeza da Baía de Vitória
Operação de limpeza é definida de acordo com as tábuas das marés
André Sobral
Limpeza da Baía de Vitória
Material coletado é colocado no caminhão para ser transportado até a Unidade de Transbordo
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Tel(s).: 3382-6129 / 98849-6300

Nenhum comentário:

Postar um comentário