terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Incaper participa do Congresso Brasileiro de Agroecologia no Rio Grande do Sul


02/12/2013 - 16h37min

Incaper

Entre os dias 25 e 28 de novembro, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), ocorreu o VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), cujo tema central foi “Cuidando da Saúde do Planeta”. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participou da atividade e teve 18 trabalhos aprovados.

De acordo com o coordenador de agroecologia e agricultura orgânica do Incaper, Adolfo Bras Sunderhus, os projetos apresentados enfatizaram as metodologias e as práticas sustentáveis de produção. “O foco de nossos trabalhos foi a relação técnica e científica, associada ao saber e ao conhecimento dos agricultores familiares e camponeses, sua relação com a sustentabilidade da unidade de produção familiar, enfatizando as relações de gênero e geração a partir de uma nova matriz de produção preocupada com o ser humano e com a qualidade da produção de alimentos sadios para o meio rural e urbano”, explicou Adolfo.

Durante o Congresso, foram discutidos diversos temas, como o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica nos Estados; o fortalecimento da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA); a valorização do saber e do conhecimento dos povos e das comunidades tradicionais; o fortalecimento das organizações sociais e produtivas da agricultura familiar e camponesa no viés da agroecologia e produção orgânica; e a formação e fortalecimento da Rede Estadual de Agroecologia.

Além disso, a inserção da agroecologia e da produção orgânica como uma estratégia para o desenvolvimento rural sustentável e solidário, buscando atender a uma crescente demanda de produtos regionais para o mercado interno e externo; e o desenvolvimento de ações em que as práticas agroecológicas e de produção orgânica sejam instrumentos de inclusão social produtiva e econômica também foram debatidos.

“Como ponto importante deste VIII CBA fica a capacidade de proporcionar o compartilhamento e união de experiências inovadoras sobre pesquisa em agroecologia expressos pelos 1.050 trabalhos apresentados durante o congresso. O evento trouxe em sua execução fortes elementos norteadores capazes de manter viva e atuante a participação de extensionistas e pesquisadores para o fortalecimento da agroecologia e da produção orgânica no Estado”, falou Adolfo.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9866/9964-0389

Nenhum comentário:

Postar um comentário