terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Incaper apresenta tecnologias da cafeicultura durante VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, em Salvador


02/12/2013 - 15h28min

VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participou ativamente da programação do VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, realizado no período de 25 a 28 de novembro em Salvador (BA). Na ocasião, foram apresentados 306 trabalhos técnico-científicos para um público estimado de 800 participantes. O tema desta edição foi ‘Pesquisa Cafeeira: Sustentabilidade e Inclusão Social’. O evento foi uma realização do Consórcio Pesquisa Café, do qual o Incaper faz parte, juntamente com diversas instituições. Esse programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café.

“O Incaper esteve presente no evento com a maior equipe de profissionais entre as empresas consorciadas. Aproximadamente 25 pessoas, entre pesquisadores e extensionistas, participaram do Simpósio, onde percebeu-se que o Instituto é bastante reconhecido pelos resultados e pelo planejamento na área de cafeicultura”, afirmou o coordenador estadual da cafeicultura do Incaper, Romário Gava Ferrão.

Na mesa de abertura, onde discutiu-se a crise de preços do café, confiança no papel da pesquisa agropecuária e no potencial do setor produtivo em agregar valor à cafeicultura, estiveram presentes o secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Salles; o gerente Geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo; e os representantes das instituições consorciadas fundadoras, incluindo o Incaper, cujo representante foi o Diretor-Técnico, Aureliano Nogueira da Costa.

Incaper na programação do Simpósio

Durante a programação do Simpósio, os pesquisadores do Incaper participaram em diversos espaços, como a apresentação de três trabalhos orais e 10 posters. A mesa redonda sobre Mecanização da Colheita contou com a participação do pesquisador do Incaper, José Antonio Lani. De acordo com ele, a colheita mecanizada do fruto tem menor custo e utiliza 70% menos mão-de-obra do que a colheita manual. “Isto se torna relevante à medida que há uma escassez de mão-de-obra, e que esta mão-de-obra é responsável por 35% a 50% do custo da saca”, contou. Durante sua apresentação, Lani falou sobre as principais máquinas disponíveis no mercado, suas indicações, sistemas de colheitas e sobre como planejar uma lavoura de forma a obter a máxima produtividade com o uso da mecanização.

A palestra geral sobre Tecnologias aplicadas à Sustentabilidade foi feita por Romário Gava Ferrão. Entre as tecnologias responsáveis pela sustentabilidade do café conilon, estão as variedades melhoradas de café conilon, aprimoramento das técnicas de produção de mudas clonais, fisiologia vegetal, estabelecimento e recomendações de espaçamentos, poda programada de ciclo, plantio em linhas, nutrição e adubação, manejo integrado de pragas e doenças, práticas de conservação de solo, manejo de irrigação e tecnologias de colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento.

Dois minicursos foram dados por pesquisadores do Incaper: “Avanços na nutrição para o café conilon”, com o pesquisador André Guarçoni Martins, e “Melhoria da qualidade e agregação de valor do café conilon”, com o pesquisador da Embrapa Café no Incaper Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca. Pelo primeiro, houve a comparação da absorção de nutrientes entre o conilon e o arábica, bem como os nutrientes mais exigidos em cada uma das espécies. Além disso, falou-se sobre diagnósticos nutricionais do café conilon no Espírito Santo e em outros estados, a influência do sistema radicular e fisiologia na nutrição, pesquisas experimentais sobre adubação do café conilon e as mais recentes sobre nutrição, incluindo informações sobre recomendação oficial para o estado.

No minicurso ministrado por Aymbiré, mostrou-se que a melhoria de qualidade e agregação de valor é fundamental para a sustentabilidade da cultura e como isso tem sido feito. O pesquisador falou sobre as tecnologias desenvolvidas especificamente para essa espécie e como se tem orientado os cafeicultores sobre as vantagens de se alcançar um produto com a qualidade requerida pelas indústrias de transformação e pelos consumidores finais. Além disso, abordou os cuidados e operações tecnológicas que precisam ser consideradas na realização das práticas mais estreitamente relacionadas à obtenção de cafés superiores.

Avaliação do Simpósio

De acordo com a pesquisadora Maria Amélia Gava Ferrão, o Simpósio é um fórum muito adequado para discutir as pesquisas na área de cafeicultura. “Foi um excelente espaço para articulação com parceiros para novos trabalhos. Além disso, foi importante para verificarmos como avançar em projetos de pesquisa na área”, falou a pesquisadora.

“O Incaper teve uma das maiores representações no Simpósio. Os profissionais retornaram para o Instituto com um conhecimento mais detalhado sobre o mercado do café e sobre técnicas de manejo, nutrição e adubação. Conhecemos inovações, fundamentais para avançar com os trabalhos de pesquisa no Incaper, relatou o pesquisador André Guarçoni.

Sede do próximo Simpósio

A próxima edição do Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, a ser realizado em 2015, já tem sede definida: acontecerá na cidade paranaense de Foz do Iguaçu. A eleição do município aconteceu por aclamação durante a plenária de encerramento da 8ª edição do evento.

O Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil faz parte da agenda brasileira de desenvolvimento científico e tecnológico desde 2000, quando foi realizado a primeira edição do evento. O principal objetivo é promover ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café para garantir o aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e a sustentabilidade do setor cafeeiro.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre, com informações da Embrapa Café
Tel.: 3636-9866/9964-0389 

Nenhum comentário:

Postar um comentário