terça-feira, 26 de novembro de 2013

Defesa Civil, garis e Guarda mobilizados para atender ocorrências da forte chuva - VITÓRIA


Yuri Barichivich
prefeito e garis conversando sob chuva
Prefeito Luciano Rezende circulou pela cidade e acompanhou de perto os serviços realizados para amenizar os transtornos causados pela chuva
Yuri Barichivich
carro andando na chuva
Trechos da avenida Beira-Mar ficaram alagados por conta da forte chuva
Desde o início da manhã desta terça-feira (26), a Defesa Civil Municipal recebe chamados dos moradores solicitando informações sobre a forte chuva que começou por volta das 5h30. As equipes já estão nas ruas atendendo sete demandas mais sérias, como risco de deslizamento de terra, de blocos e de queda de telhado.
Contudo, segundo o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Rocha, a maioria das pessoas ligou para o órgão informando quais áreas da cidade estavam alagadas. "Nós orientamos as pessoas a fazer percursos alternativos. Algumas ruas estão alagadas devido à intensidade da chuva, que está acima da média".
Na capital, de acordo com a estação do Inmet na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o pluviômetro marcou 90 mm nas últimas 24 horas, entre as 10 horas desta segunda (25) e as 10 horas de hoje (terça), cerca de 41% do esperado para o mês de novembro. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o tempo deve continuar chuvoso. Persistem as condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de chuva volumosa por toda faixa litorânea do Espírito Santo e na parte leste da Região Serrana.

Restaurante Popular

Na manhã desta terça (26), a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros interditaram o Restaurante Popular de Vitória, pois há risco de curto-circuito no estabelecimento por conta de uma infiltração no teto.
O engenheiro responsável pela obra está no local avaliando a situação. O Restaurante Popular será reaberto quando não houver mais riscos no local.

Alagamentos

De acordo com a Defesa Civil Municipal, os principais pontos de alagamento estavam nas avenidas César Hilal, Leitão da Silva, Maruípe e Américo Buaiz.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, circulou pela cidade nesta manhã e acompanhou de perto os trabalhos dos garis, que faziam a limpeza dos bueiros, e a ação dos agentes municipais de trânsito, que estavam posicionados nos principais cruzamentos.
"Nós estamos com as estações de bombeamento funcionando, toda a nossa equipe de limpeza e os agentes de trânsito foram mobilizados e nós encontramos alguns trechos com bloqueio parcial de vias e poucos trechos com bloqueio total de vias. Por isso, estamos tomando todas as providências para poder liberar esses pontos de contenção o mais rápido possível", disse o prefeito.
O prefeito informou que a Prefeitura de Vitória está em alerta total, pois, segundo os institutos de meteorologia, a previsão é de chuva durante toda a semana. Ele orienta os moradores a entrar em contato com a Prefeitura para passar informações sobre a chuva na cidade. "Pelo Fala Vitória 156, pelos contatos diretos com os nossos serviços, redes sociais, twitter, e-mails, contato em escolas, unidades de saúde, enfim, qualquer lugar que a Prefeitura tenha servidores e equipamentos abertos para população é o lugar que a população pode procurar para pedir ajuda em caso de necessidade", disse.

Limpeza

Cerca de 200 garis foram para as ruas na manhã desta terça-feira (26) para realizar a limpeza de bueiros em diversos pontos da cidade para minimizar os transtornos causados a motoristas e pedestres.
De acordo com o gerente de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Serviços (Semse), Denilson Pereira, as equipes estão concentradas na região de Bento Ferreira, Praia do Canto e Praia de Santa Helena. Garis estão atuando também na região de Santo Antônio, Bela Vista e Grande Vitória, além das avenidas César Hilal, Vitória (entrada do Romão) e Leitão da Silva (entrada do bairro Consolação).
Denilson destacou que o serviço de limpeza dos bueiros é feito regularmente, mas, com o volume de chuva que caiu na madrugada desta terça-feira, a ação foi refeita nos pontos onde ocorreram acúmulos de água nas vias.
Dicas da Defesa Civil durante as chuvas:
  • Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro;
  • Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou ser contaminadas, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose.
  • Em virtude do trânsito lento, a Defesa Civil orienta as pessoas a sair de carro apenas em caso de necessidade.
  • Para acionar a Defesa Civil, os moradores de Vitória podem ligar para os telefones: 3382 6167, 6168 ou para o celular 98818-4432 depois das 18 horas e nos finais de semana e feriados.
Matéria relacionada
Yuri Barichivich
prefeito e garis conversando sob chuva
Prefeito acompanhou o trabalho dos garis durante a limpeza de vias e bueiros
Yuri Barichivich
guarda de transito
Agentes de trânsito foram deslocados para os principais cruzamentos da cidade para orientar os motoristas
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Secom - Prefeitura de Vitória (gabcom@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6126

Nenhum comentário:

Postar um comentário