quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Morreu o capixaba Luiz Inácio Silva Rocha, o Lula Rocha. Meu filho Vinicius de Andrade Mansur fez um texto maravilhoso que quero compartilhar


Lula era um quadraço. Daqueles impossíveis de enquadrar em uma única categoria. Intelectual mas tarefeiro, formulador mas linha de frente, comprometido mas festeiro, orador mas operativo, combativo mas sempre disposto a escutar, de posições firmes mas agregador.

Do partido e do movimento, da raça e da classe, das ruas e da institucionalidade, do carro de som e das barricadas, da cultura e da política, da juventude e da ancestralidade. Vanguarda e raiz. Da periferia de Cariacica até a ONU.

Lula era uma grande liderança do movimento negro num país extremamente racista, num estado altamente conservador e de uma região metropolitana muito violenta. Era gigante, da altura de tantas coisas que temos pra mudar.

Lula era, na minha geração, a melhor personificação do “linha justa”. Nunca conheci ninguém que o desabonasse. Daqueles que a luta social brasileira precisa aos montes. Vai fazer muita falta, meu irmão!

Um abraço apertado a @anapaula.rocha50 e essa família que há décadas inspira tantos de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário