sábado, 23 de junho de 2018

POMMERCINE COMEMORA 159 ANOS DA PRESENÇA POMERANA. texto enviado por Jorge Kuster Jacob

                                    O Pommercine – Mostra de Filmes Pomerano da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES acontecerá no dia 29 de junho, próxima sexta-feira em comemoração aos 159 anos da Imigração Pomerana no Espírito Santo.  
Exibição de filmes, rodas de conversa, apresentações culturais e até um  café da manhã tradicional vão ser oferecidos gratuitamente a partir das 08.30 da manhã no Cine Metrópolis.
                                     Serão exibidos 8 filmes do ES e outros estados brasileiros, que totalizam aproximadamente 5 horas e 40 minutos, divididos em 3 sessões.  Um dos destaques é o filme OS POMERANOS, produzido pela TV GAZETA na década de 1970, dirigido por Vladimir Godoy. 
                                       O restante da programação é preenchido por rodas de conversas, debates, lançamento de livro, cortejo com grupos de música e dança pomerana, além de um café da manhã tradicional.
                                               Segundo o idealizador do projeto, o professor universitário pomerano,  Erineu Foerste, “o POMMERCINE é uma das alternativas do Povo Tradicional Pomerano de celebrar suas memórias e histórias de lutas, que remetem à antiga Pomerânia e também à chegada ao Brasil, a nova pátria.”
                                                 Para um dos organizadores do evento, Ricardo Sá, o evento “ é uma oportunidade para que a população de Vitória se aproxime da cultura pomerana”, que é bastante expressiva em municípios capixabas como Vila Pavão, Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Itarana, Itaguaçu, Santa Maria do Jetibá, Domingos Martins, Vila Valério, Pancas entre outros. Nestes municípios residem cerca de 150 mil pomeranos e pomeranas,  que compõem uma importante comunidade tradicional no ES, que preserva hábitos milenares.  O povo pomerano se comunica em sua língua mãe: o Pommerisch, que é praticado nas casas, nos agrupamentos, nas escolas, nas igrejas... O professor Erineu Foerste destaca que “a Língua Pomerana é o maior patrimônio cultural dos pomeranos nos dias atuais, uma língua que praticamente desapareceu na Europa e que é muito viva no Brasil”
                                   O POMMERCINE traz o cinema como carro-chefe, abrindo caminho para debates e conversas sobre o conhecimento e a luta da população e de intelectuais pomeranos(as) pelo reconhecimento no campo político, educacional, agrícola e cultural.
                                              Segundo Jorge Küster Jacob “esta mostra de filmes fortalece as lutas do Povo Pomerano por direitos sociais coletivos, para melhorar as condições de vida desta parcela da população que tanto contribui para construir um Brasil mais digno para todos”. Jorge foi diretor do filme Bate-Paus (15 min.). Foi traduzido para alemão, inglês e espanhol. Participou de diversos festivais, em especial na Copa da Cultura, durante a Copa de Futebol realizada na Alemanha em 2006. Foi um dos 50 projetos culturais brasileiros escolhidos pelo MEC na época.
                                  O primeiro filme da programação aponta justamente para este debate, FALA POMERANO FALA, que faz sua estreia no POMMERCINE. O diretor da obra, o professor da UNB, José  Wálter  Nunes, estará presente no evento e provocará algumas reflexões logo após a exibição do seu filme.
                             Várias são as presenças especiais do POMMERCINE.  Do estudioso de cultura pomerana no Brasil, José  Heinemann – que vem do Rio Grande do Sul especialmente para exibir seu filme DA POMERÂNIA A IBIRUBÁ  e lançar o livro O POVO POMERANO NO BRASIL, passando por Ismael Tressmann (coordenador do Programa de Educação Escolar Pomerana - PROEPO, recém chegado da Alemanha, onde desenvolveu pesquisa sobre cultura e língua pomerana na Universidade de Frankfurt Oder,) ao mais conhecido dos cineastas pomeranos no ES, Martin Boldt, que além de exibir seu filme MORA KLOPA, trará seu grupo folclórico FRITZDANZ para fazer um cortejo comemorativo aos 159 anos de imigração pomerana no ES.
                                 Outra parte importante da programação é a roda de conversa com guardiões e guardiãs de memórias e culturas do povo tradicional pomerano, com a presença de pessoas como Marineuza Plaster Waiandt (da Casa de Memória Pomerana “Waiandt´s Huus), Jorge Kuster Jacob (Associação Pomerana de Vila Pavão), Selene Tesh( Associação de Agricultores(as)de produção orgânica familiar de Santa Maria de Jetibá)  e Hilda Braun (Associação de Culturas Germânicas no ES).
                                      A organização do evento é do projeto Escola da Terra Capixaba, ligado ao Departamento de Linguagens, Culturas e Educação do Centro de Educação da UFES, em parceria com o Cine Metrópolis e a  produtora Interferências Filmes e Projetos. A Promoção do evento é da TV GAZETA. Todas as atividades são gratuitas. Contato com a organização do evento- Erineu Foerste – coordenação 27 99901 8604 e e-mail: erineufoerste@yahoo.com.br e Ricardo Sá – produção 9.99980859 e ricalles@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário