Treinamento de boas práticas de preparo de solo foi iniciado nesta terça-feira (20)
Quem trabalha no campo sabe que as condições do solo interferem diretamente na qualidade da produção agrícola da propriedade. Por isso, investir no melhoramento do plantio é uma tarefa vital para uma colheita satisfatória.
Com o intuito de aperfeiçoar os processos produtivos do café no Espírito Santo, o Sicoob ES uniu-se ao Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF) e à empresa Fertilizantes Heringer em um projeto para estimular a análise de solo pelos cafeicultores. As coletas de amostras serão acompanhadas pela Projago, empresa júnior de agronomia da Ufes/Ceunes.
Após a análise, os cafeicultores vão receber uma recomendação técnica de fertilização para a sua lavoura durante um ano safra. Segundo os especialistas, a amostragem correta propicia um diagnóstico exato dos pontos fortes e deficiências do solo de cada propriedade.
Desenvolvimento
Bento Venturim, presidente do Sicoob ES e do CETCAF, afirma que o engajamento das instituições em projetos como esse permite a contribuição no desenvolvimento dos empresários que atuam na produção cafeeira capixaba, que representa grande parte da agricultura do Estado.
“A melhoria do processo de produção do café fortalece a economia local e proporciona o crescimento das comunidades onde os agricultores estão inseridos. Para o Sicoob, que tem suas origens no segmento rural, esse resultado se traduz como o cumprimento de nossa missão”, destaca Venturim.
Treinamento
A partir desta terça-feira (20), o Sicoob ES inicia o treinamento de boas práticas de preparo de solo em São Gabriel da Palha, onde o programa será lançado. A instituição financeira cooperativa também vai viabilizar a análise de solo das propriedades dos produtores de café que participarem da capacitação.
Outros municípios incluídos na ação são Nova Venécia (21), Jaguaré (22), Pinheiros (27), Governador Lindenberg (28) e Linhares (1º/3).
Sobre o Sicoob
O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.
Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem mais de 235 mil associados. São oito as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Credestiva. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,6 mil unidades, e atende 4 milhões de associados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário