terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Altura da pia do banheiro e da tábua de passar, tipo de colchão da cama e de varal podem influenciar a saúde da sua coluna

                         Veja escolher e instalar móveis e itens domésticos para evitar dores nas costas
23/1/18
                                   Na hora de construir ou decorar a casa, você deve ter levado em consideração a quantidade de pessoas que morariam nela, o espaço que gostaria de ter na sala, a sua cor preferida, assim como o estilo dos móveis e outras questões.

                                   Esses detalhes são importantes para garantir o conforto e dar identidade ao ambiente, mas também podem beneficiar ou prejudicar a saúde dos moradores.

                                 Segundo o cirurgião de coluna Lourimar Tolêdo, do Hospital Metropolitano, uma parte do corpo diretamente atingida pelas escolhas que fazemos para o lar são as costas.

                                  “Se a pia do banheiro é baixa demais, as pessoas precisarão inclinar totalmente o tronco sempre que forem escovar os dentes, ou seja, terão um mau hábito influenciado por um erro de instalação. O correto é que ela esteja na altura do nosso umbigo”, exemplifica o médico.

                               Da mesma forma, o tipo de colchão e a altura do travesseiro podem promover boas ou más noites de sono e dias sem reclamações ou com dores na cervical e na lombar.

                      Veja abaixo sete dicas de como deixar a casa a favor da sua coluna

                     - Pias do banheiro e da cozinha
Instale as pias, de preferência, alinhadas com o seu umbigo, para que não necessite inclinar totalmente o tronco enquanto escova os dentes ou lava a louça.

                     - Tábua de passar roupa
Siga o mesmo padrão de altura da pia ao comprar a tábua.

                            - Colchão
Escolha um colchão confortável. Não pode ser muito mole, porque desalinha completamente a coluna, propiciando dores. Também não é indicado ser duro demais, pois pode cansar a musculatura, provocando dores nos ombros, nos quadris e nas articulações.

                            - Travesseiro
Observe um pequeno detalhe anatômico na hora de escolher o companheiro de sono: se tem altura suficiente para preencher o espaço entre a sua cabeça e o ombro, mantendo-a alinhada com a coluna.
  
                         - Computador e notebook
Embora esteja caindo em desuso, o computador de mesa ainda está no lar de muitas famílias. Se for o seu caso, posicione o teclado sobre a escrivaninha de forma que, ao digitar, os ombros permaneçam alinhados e os braços fiquem próximos ao corpo. Já o monitor deve estar na altura dos olhos, para deixar a cabeça sempre ereta.

                          Mas, se usa notebook, é recomendável colocá-lo na mesa sobre um suporte ergonômico, para ficar mais alto. Além disso, conectá-lo a teclado e mouse externos.

                            - Cadeira
                          Prefira aquela que, além de ter braços para apoiar os cotovelos e niveladores para ajustá-la de acordo com a necessidade, cobre boa parte das costas, incluindo os ombros.

                            - Varal
                           
Quando for instalar o varal, deixe-o o mais baixo possível. Assim vai evitar um estiramento da coluna. Uma opção é usar varal de chão.

----------------------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa do cirurgião de coluna Lourimar Tolêdo e do Hospital Metropolitano (Serra)
Vera Caser Comunicação
27 3345 0082          27 3084 8138          27 99873 8756


Descrição: cid:image001.png@01D3938B.DBA1AF20

Nenhum comentário:

Postar um comentário