quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Escola Família Agrícola de São Bento do Chapéu- escrevi o texto em 2014

                                            Nos primeiros passos da Escola Família Agrícola de São Bento do Chapéu e tive o privilégio de conviver com o seu Floriano e com toda Comunidade.Vi as dificuldades do início da caminhada, mas sabia que isto era normal em toda ação feita pelas pessoas do meio rural.Vi a força da comunidade que sabia o que queria e sabia como chegar ao objetivo final, ter uma Escola Família Agrícola.
                                       Um fato naquela época me chamou a atenção: um produtor rural deu um pedaço de sua terra para a construção da Escola Família Agricola. Este acontecimento marcou a minha vida e onde ia, tendo oportunidade, sempre falava do exemplo de despreendimento de Floriano, que cedeu para a comunidade uma parte do seu patrimônio, que certamente foi conquistado com muito trabalho e dignidade. Este acontecimento já tem muitos anos, mas para mim ele continua vivo e atual. A decisão de doar me ajudou e me ajuda a tentar em me doar mais, como sempre fez o Floriano.
                                       Me lembro que nos primeiros tempos da EFA os alunos dormiam na casa de Floriano.
                                       Hoje a Comunidade de São Bento do Chapéu vai ficar desfalcada de Floriano, um grande guerreiro. Mas hoje, os seus amigos e amigas, passam a ter a responsabilidade de tentar cobrir a ausência deste lutador e educador.
                                     Aos familiares de Floriano quero deixar um abraço fraterno neste momento difícil de despedida, mas que certamente onde ele estiver, estará sempre pensando e querendo o bem coletivo.
                                 
O espírito, a garra e a ação de solidariedade e companheirismo de Floriano devem ser levadas adiante.
Vila Velha, 23 de fevereiro de 2014.
Ronald Mansur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário