O pesquisador e doutor Marcos Teixeira de Souza, professor de sociologia da Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro depois de pesquisar e escrever diversos artigos científicos, publicados em obras literárias e palestrar em diversas partes do Brasil sobre o movimento cultural em Vila Pavão, agora vai ministrar palestras nos Estados Unidos sobre a Pomitafro.
Marcos Teixeira vai participar de um Seminário denominado A Integração da Cultura Negra no Brasil, no Haiti e na República Dominicana. A palestra vai aprofundar as relações étnicas nesses países destacando políticas de integração culturais dos grupos que formam esses países.
A palestra será ministrada no setor de Humanidades do Centro de Pós-Graduação da City University Of New York, em Nova Iorque, Estados Unidos. Essa integração será analisada com foco na sociologia, literatura, história, arte, música e outros estudos envolvendo essa integração cultural dos grupos que formam esses países. As universidades de uma forma geral nos Estados Unidos costumam não dar muitos espaços a esse tipo de pesquisa e estudos como um componente básico da formação identitária do continente e da produção cultural.
O palestrante brasileiro vai compor o painel com o também pesquisador e professor do Haiti, Dadland Maye, da brasileira Fabiana Lopes que estuda nessa universidade de Nova Iorque e Abidigal Lapin Dardashti da Republica Dominicana.
“O professor e pesquisador Marcos Teixeira de Souza quando queria definir o tema para sua pesquisa de doutorado descobriu a Pomitafro em Vila Pavão. Fez uma visita a cidade e ficou impressionado com a forma que era trabalhada a integração étnica nas escolas, na cultura local, pelos ativistas culturais e pelos professores. Essa integração é trabalhada na dança, na música, na arte, na culinária, na literatura, nos símbolos do município (hino, bandeira e brasão). Pena que assim que descobriu o evento ele deixou de ser realizado. Mas mesmo assim, após visitar os imigrantes italianos, pomerano e afro no município, na sua maioria agricultores familiares, concluiu sua pesquisa”, informou o escritor, pesquisador e professor de Vila Pavão, Jorge Kuster Jacob que o acompanhou no trabalho.
A palestra vai acontecer em Nova Iorque no dia 7 de setembro próximo, no momento em que acontecem nos Estados Unidos conflitos racistas e que também cresce a insatisfação do povo norte americano com a política do presidente Donald Trump.
De acordo com Jorge kuster Jacob, Marcos Teixeira vai levar na bagagem filmes e outras publicações produzidas por ele mesmo e por autores culturais de Vila Pavão. Um filme será traduzido para o inglês e assim facilitar sua apresentação. Segundo Jacob, o pesquisador do Rio de Janeiro deverá estar em Vila Pavão nos dias 6, 7 e 8 de outubro, durante a sua 20º edição para proferir uma palestra sobre a Pomitafro para os professores do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário