Resultado é referente a atividades e ações realizadas durante o ano de 2016
Centenas de cooperados da Veneza participaram na manhã da última quinta-feira (16), da Assembleia Geral Ordinária (AGO) de prestação de contas relativas às atividades desenvolvidas durante o ano de 2016. A reunião aconteceu no Lions Club de Nova Venécia e contou com a presença de várias autoridades: presidente da Veneza, José Carnieli; presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto, secretário de estado da Agricultura, Octaciano Neto; deputado estadual, Freitas; superintendente da OCB-ES, Carlos André Santos de Oliveira; secretário municipal de Agricultura, Natalino Cassaro; gerente do Sicoob de Nova Venécia, Francisco Giovanni Venturim; entre outras.
Na ocasião, o presidente José Carnieli apresentou o Relatório da Gestão, Balanço e Demonstração do Resultado de 2016 e falou do Plano de Atividades para 2017, detalhando os resultados alcançados pela Cooperativa diante das ações e investimentos feitos durante todo o ano passado. A crise hídrica também esteve entre os assuntos mais discutidos.
“Tivemos um ano de dificuldades extremas. A seca fez com que trabalhássemos abaixo da média em relação à captação de leite. A Veneza intermediou a compra de mais de oito milhões de toneladas de volumoso (cana, milho, sorgo e bagaço de cana) para fornecer ao produtor. Graças a essa ação, muitos cooperados conseguiram manter produzindo leite e sem perder animais. Se não fosse essa iniciativa, não sei o que seria”, destacou Carnieli.
O público presente pôde ver, através de um gráfico, que o índice de chuva na região vem caindo ano após ano e a diminuição na captação de leite está diretamente ligada a esse fator.
Apesar da seca intensa, a Cooperativa apresentou indicadores positivos, mostrando ser uma instituição com boa desenvoltura e potencial para resistir à crise e retomar os investimentos.
Mesmo com todos os fatores negativos, o faturamento bruto subiu o que gerou quase R$ 1 milhão de sobra líquida. De acordo com Carnieli, as iniciativas que ajudaram a influenciar nesse resultado foram o crescimento do Posto Veneza, a fábrica de rações Aplenc e a comercialização de animais por meio da FAEVE (Fazenda Experimental Veneza). “Só chegamos até aqui graças à participação de todos os cooperados que juntos trabalham em busca de um bem comum”, finalizou o presidente.
Outros assuntos abordados durante a AGO foram a necessidade de mudança de pequenos produtores na forma de produzir, implantação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), participação da Veneza no Progescoop com a implantação do PAEX, projeto de FIV (Fecundação In Vitro) “MaisGenétika”, apoio aos programas de incentivo à atividade leiteira, entre outros.
Durante a assembleia, os participantes tiveram oportunidade de tirar todas as dúvidas relativas à prestação de contas, que sem haver restrições, foi aprovada por unanimidade pelos cooperados.
Após a cerimônia, os convidados participaram do sorteio de vários brindes, entre eles uma bezerra doada pela Faeve. O ganhador do animal foi o cooperado Paulo Machado Sarmento, que mora na comunidade de Barra do Quatro, em Nova Venécia.
Depoimentos
Presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto:
“Parabéns à Veneza por ter enxugado onde foi possível. Somente assim para uma Cooperativa do ramo agropecuário conseguir se manter diante dessa seca extrema. Essa mesma dificuldade também estamos passando na Cooabriel. Nossa recepção de café diminuiu de forma que jamais imaginávamos. Também estamos sendo obrigados a fazer cortes para mantermos nossa Cooperativa de pé”.
Carlos André Santos de Oliveira, superintendente da OCB/ES:
“A AGO de uma cooperativa é a instância máxima de decisão e deliberação sobre os assuntos da empresa. Democraticamente, os donos (cooperados) analisam, debatem e deliberam a respeito da gestão. Além disso, é um importante momento de integração entre os associados, dirigentes e familiares”.
Octaciano Neto, secretário de estado da Agricultura:
“Um resultado positivo diante de todo esse cenário hídrico merece realmente nossos parabéns. Temos muitos desafios para a pecuária de leite em nosso estado. O produtor precisa se preparar com tecnologia nas propriedades e vemos que a Veneza é uma parceira que apoia o produtor nesse sentido. Isso é essencial. Vemos seriedade e comprometimento quando falamos em Veneza”.
Adelson Salvador, prefeito de Nova Venécia em exercício:
“O modelo de administração adotado pela Veneza deve servir de exemplo e inspiração para outras instituições. Considerando que o Brasil e nossa região vivem hoje assombrados por crises, principalmente a hídrica - como é o nosso caso, digo com certeza que a Veneza está de parabéns pelos resultados de 2016. A criatividade e inovação que notamos na busca por parcerias juntamente com a iniciativa privada, são algumas dessas ações que mantêm essa grande Cooperativa forte no mercado. Isso é uma visão de poucos e por isso digo que precisamos adotar o modelo de gestão que é aplicado na Veneza”.
Deputado estadual, Eustáquio de Freitas:
“Quero parabenizar a Veneza pelo belo trabalho que faz em relação ao pequeno produtor rural. Vimos aqui que 70% dos cooperados são pequenos produtores e eles mandam 30% do leite e a Cooperativa mantém firme junto com eles, prestando apoio na produtividade. Esse é o principal papel de uma cooperativa séria, fazendo a diferença na vida desses produtores”.
Uiles Fontana Bis, cooperado da Veneza:
“Fiquei feliz com o que vi da nossa Cooperativa aqui hoje. A seca que passamos foi uma escola para nós porque fomos obrigados a nos adaptar e com isso aprendemos que temos que nos preparar para possíveis situações como essa. Graças a Deus não perdi animais, mas gastei muito dinheiro com a compra de alimentos para vacas. A Veneza sempre esteve do nosso lado e graças a isso conseguimos vencer e vamos continuar vencendo. Isso é o que importa”.
Antonio Carneiro, cooperado da Veneza:
“Eu lutei, comprei cana, mas nunca pensei em parar de trabalhar. Diante de toda essa seca que passamos, o resultado que vi aqui me animou muito. A Veneza é uma parceira e tanto. O auxílio que tem nos dado no campo nos mantém motivado. Parabéns Veneza e todos os cooperados”.
Eleição novos conselheiros
Durante a assembleia realizada no dia 16 de março pela Cooperativa Veneza, também foi realizada a eleição para novos membros dos conselhos de Administração e Fiscal. Com o registro de apenas uma chapa para cada conselho, os representantes foram aprovados por unanimidade.
Novos membros do Conselho de Administração:
Erivelto Balarini;
Evaldo Tavares Renes;
Fátima Morgan Uliana.
Novos membros do Conselho Fiscal
Esandro Huibiner;
Adriana Dias Lopes Ferrari;
Lucélia Bolzonello Moreira.
Suplentes:
Elder Bettim;
Valmir Quinelato;
Adilson Gregório de Souza.
______________________________ ___
Diego Bastianello Feitosa
(27) 99972 7655
__________________


Nenhum comentário:
Postar um comentário