Após trabalho de acompanhamento iniciado em maio, o Sebrae-ES divulgou nesta semana importante marca para Cachoeiro de Itapemirim. Nos quatro critérios do órgão, o fomento às micro e pequenas empresas alcançou status 100% no município, que indica plenitude nas iniciativas públicas, coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).
Para solenizar a conquista, a equipe da prefeitura promoveu um café da manhã nesta quinta-feira (3), na Sala do Empreendedor do Mercado Municipal, no bairro Amarelo, com presença do prefeito Carlos Casteglione.
Entre os itens avaliados pelos consultores, contratados pelos Sebrae, estão ações voltadas, por exemplo, para facilitar o acesso do microempreendedor a orientações, incentivar a participação em licitações e minimizar a burocracia, como os ajustes na RedeSimples - Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios.
Com isso, Cachoeiro faz parte agora de um grupo com outras três cidades capixabas que alcançaram a plenitude nos indicadores: Nova Venécia, Serra e Vitória, que também se regularizaram e atenderam a todos os requisitos.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho, os levantamentos permitiram a efetivação desses indicadores, atestando a política local de incentivo.
“Essa marca é um legado para Cachoeiro. As ações implantadas aqui são norteadas pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que representou uma revolução para esse tipo de negócio. Agora, com os novos dados coletados pelo Sebrae, passamos a constar como município que efetivamente tem políticas públicas voltadas ao pequeno negócio”, comemora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário