Os prefeitos eleitos nos 14 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte (CIM-Norte), participaram na manhã desta quinta-feira, 03, do Seminário Regional de Planejamento em Saúde 2017-2020, que enfatizou como será o gerenciamento da Unidade de Cuidado Integral à Saúde, o Cuidar Norte. Também estiveram presentes no seminário, a deputada estadual Raquel Lessa, o secretário municipal de saúde, Gleikson Barbosa dos Santos e representantes do CIM-Norte.
O prefeito Mário Sérgio Lubiana abriu o evento destacando a importância da Unidade de Cuidado Integral à Saúde: “O Cuidar Norte será um espaço diferenciado de atendimento à população de Nova Venécia e de toda a região”.
O secretário estadual de Saúde, Ricardo Oliveira, enfatizou a mudança de paradigma de atendimento com a criação do Cuidar Norte: “Será uma transformação total no modelo de atenção à saúde, priorizando o cuidado integral do ser humano. Mais de 95% das demandas de saúde podem ser resolvidas dentro do atendimento primário e ambulatorial, desde que esses dois serviços sejam realizados de forma eficiente para o paciente”.
Quando estiver em funcionamento, o Cuidar Norte terá capacidade para realizar 240 mil procedimentos por ano. É importante destacar que a Unidade não será “porta aberta”, ou seja, os pacientes terão acesso ao Cuidar Norte por meio de encaminhamentos repassados pelas unidades de saúde para realização de tratamentos específicos e multidisciplinares.
A proposta do Cuidar Norte é facilitar o acesso dos usuários a serviços públicos com alto padrão de qualidade, resolutivos e humanizados e que abranja não só os cidadãos de Nova Venécia, mas que atenda a toda a região Norte. Ao todo, 14 municípios serão beneficiados. São eles: Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Nova Venécia, Pedro Canário, São Mateus, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Pinheiros, Montanha, Mucurici e Ponto Belo.
O Cuidar Norte vai proporcionar a ampliação do atendimento de especialidades de forma regionalizada, beneficiando toda a população constante nos municípios de abrangência do Consórcio Intermunicipal de Saúde, acabando com a maior parte das longas e cansativas viagens de pacientes do interior para hospitais e clínicas da Grande Vitória.
Quando estiver em funcionamento, o Cuidar Norte vai oferecer várias consultas médicas e exames especializados. Essa era uma grande carência do município e de toda a região. A população terá acesso a consultas na área de oftalmologia, cardiologia, angiologia, neurologia, urologia, ginecologia, gastroenterologia, pediatria, proctologia, demartologia, masteologia, endocrinologia, além de nutricionistas e exames de diagnóstico como mamografia, ultrassonografia e endoscopia.
A população terá mais resolutividade no serviço de saúde com mais acesso às consultas médicas e exames com especialistas. Demandas que hoje são destinadas para São Mateus, Vitória e Colatina poderão ser resolvidas em Nova Venécia, o que garante economia para o município com viagens que levam os pacientes para outras localidades, além de trazer mais qualidade de vida e segurança para os venecianos que poderão ser atendidos na própria região.
A nova unidade terá a capacidade de realizar 600 procedimentos ambulatoriais, 5.280 consultas e 4.680 exames especializados mensais. Localizado no antigo Parque de Exposição, o Cuidar Norte tem 1.200 metros quadrados de área construída, dividida em vários setores. O investimento é de R$ 4,5 milhões, em uma parceria entre o Governo Estadual e o município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário