O Projeto “Recuperação de Nascentes do Município de Castelo”, desenvolvido pela Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde os produtores rurais do município aprendem técnicas e recebem incentivos materiais para que as nascentes e áreas de recarga hídrica sejam isoladas e recuperadas ambientalmente, acaba se ser apresentado para servir de exemplo na cidade de Rio Claro, no Estado de São Paulo, que hoje sofre uma das piores crises hídricas da história.
Nos dias 12 e 13 de março, a convite da "Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural" e do "Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí", o coordenador do projeto castelense, o biólogo José Renato de Oliveira Pin, foi até o Estado de São Paulo, apresentar os resultados positivos com relação aos trabalhos de recuperação e preservação de nascentes que acontecem no município de Castelo.
"O Projeto de Recuperação de Nascentes de Castelo tem como objetivos conscientizar os produtores e consumidores de água da importância da gestão integrada de bacias hidrográficas e criar um modelo de incentivos à produção rural que possa incorporar a preocupação com a conservação dos recursos naturais aos objetivos de viabilidade econômica das unidades familiares de produção. A apresentação desse modelo em São Paulo foi um momento de muitas trocas de experiências e aprendizado que certamente somarão as ações já desenvolvidas também aqui em nosso município", informou José Renato de Oliveira Pin, coordenador do Projeto e biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Na apresentação em Rio Claro, o biólogo chamou a atenção dos participantes enfatizando que o projeto em Castelo apresenta excelentes resultados, e conta com mais de 300 nascentes cadastradas, com bons níveis de sucessão ecológica e vazão perene de água, que abastece famílias para dessedentação e possibilita ainda outras aplicações nas propriedades.
“No município de Rio Claro temos cerca de 1.500 nascentes. Precisamos trabalhar para a recuperação das nascentes, especialmente neste momento de crise hídrica, e para isso é muito importante conhecer ações com resultados positivos”, comentou Olga Salomão, Vice Prefeita de Rio Claro.
O evento foi organizado pela "Câmara Técnica Rural de Uso e Conservação da Água no Meio Rural", em parceria com a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Rio Claro, e reuniu representantes do Sindicato Rural, Prefeitura e Comitê de Bacias.
“A partir de atividades como essa aproximamos o produtor rural da Prefeitura e ressaltamos a importância do trabalho conjunto, entre Câmara Técnica, Prefeitura, Sindicatos e Comitê de Bacias”, explicou João Baraldi, que atua na Câmara Técnica Rural de Uso e Conservação da Água no Meio Rural.
“A partir de atividades como essa aproximamos o produtor rural da Prefeitura e ressaltamos a importância do trabalho conjunto, entre Câmara Técnica, Prefeitura, Sindicatos e Comitê de Bacias”, explicou João Baraldi, que atua na Câmara Técnica Rural de Uso e Conservação da Água no Meio Rural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário