sexta-feira, 20 de março de 2015

Grupo é criado para monitorar operação da barragem de Rio Bonito

uso da água da usina hidrelétrica de Rio Bonito prioritariamente para abastecimento humano serámonitorado por um grupo interinstitucional que foi criado nesta sexta-feira (20), por meio de umprotocolo de entendimento. O documento foi assinado pelo Governo e entes participantes dessainiciativa durante evento no Palácio AnchietaVitória. 

 
O ato foi promovido para marcar o Dia Mundial da Água (comemorado em 22 de março) e contou com os representantes desse grupo: Agência Estadual das Águas (AGERH), Cesan, EDP Escelsa, além do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Santa Maria da Vitória, onde está instalada a barragem.
 
O Grupo de Assessoramento à Operação do Sistema Hidrológico do Rio Santa Maria da Vitória (GAO-SMV), como será chamado, terá o papel de estabelecer as regras mensais de operação e o acompanhamento do reservatório de Rio Bonito. A instituição desse grupo é uma das etapas necessárias para a regulamentação do uso dessa água para abastecimento humano.
 
A proposta para a inversão na prioridade do uso da água da barragem, localizada no município de Santa Maria de Jetibá, foi feita pelo Governo do Estado junto à União (que tem jurisdição exclusiva sobre a concessão de energia elétrica), no início do ano e foi reforçada por resolução lançada posteriormente pela Agência Estadual das Águas. 
 
O protocolo de entendimento não impede que a barragem produza energia elétrica, apenas prioriza o uso da água acumulada no local para o abastecimento público. Até o final do mês, a expectativa é que os ajustes técnicos relativos às vazões mensais necessárias para atender tanto à Cesan quanto a EDP sejam concluídos.



Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação Agência Estadual de Recursos Hídricos – AGERH Marcos Bonn asscom@agerh.es.gov.br 27 3317-8729

Nenhum comentário:

Postar um comentário